(45) 3243-1172
Acessibilidade

NOSSA CIDADE / História

História do Município de Nova Aurora

A colonização de Nova Aurora deu-se a partir da década de quarenta, quando algumas famílias se estabeleceram em um lugar conhecido por Encruzilhada Tapejara. A evolução colonizadora da região iniciou-se por conta da campanha getulista - Marcha para o Oeste.

 

O nome da localidade foi tirado de uma exclamação do padre Luiz Bernardes, da paróquia de Corbélia, que no início da década de cinqüenta rezou uma missa campal, em baixo de uma frondosa árvore, na nascente povoação de Nova Aurora. Nesta ocasião o religioso exaltava a esperança de uma nova vida para aquela comunidade, de uma nova aurora que viria ao encontro dos anseios da gente pioneira.

 

Em 1948, chegaram à região as famílias EssEr, Bazanella e Cristóvão Moraes Filho. Alguns anos mais tarde verificou-se que a cultura cafeeira tinha um aliado, a uberdade da terra, e um inimigo mortal, as freqüentes geadas. Este fator fez com que as grandes plantações de café fossem substituídas por outras, de igual ou maior retorno financeiro ao agricultor.

 

Pela Lei n.º 177, de 26 de setembro de 1961, foi criado o Distrito Administrativo. Em 25 de setembro de 1967, pela Lei Estadual n.º 5.643, foi criado o município de Nova Aurora, com território desmembrado dos municípios de Cascavel e Formosa do Oeste. A instalação deu-se a 11 de dezembro de 1968.

 


Fonte: SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA - PARANÁ GENTE