(45) 3243-1172
Acessibilidade

Agricultura familiar

Nova Aurora investe na bovinocultura de leite

Quinta-feira, 29 de março de 2007

Última Modificação: // | Visualizada 1339 vezes


Ouvir matéria

Uma das atividades que está se destacando entre outras na agricultura familiar do município é a bovinocultura leiteira com produção de 30 mil litros dia.

Diante do crescimento da atividade, a Emater e prefeitura de Nova Aurora através da Secretaria da Agricultura promoveram na última semana um ciclo de palestras com cerca de 80 produtores das comunidades de: Marajó, São Sebastião, Palmital e da sede do município, com intuito de orienta-los sobre a mastite, técnica da ordenha higiênica e manejo reprodutivo.

A mastite é uma doença que atinge a glândula mamaria do animal afetando a produção e a qualidade do leite.

Durante os dias de treinamento os produtores foram orientados pelo médico veterinário, Andrius John Canal da embriocenter de Cascavel.

Ele explanou sobre as duas espécies de mastite, que são a mastite clinica, sub clinica e crônica.

De acordo com o médico veterinário, o diagnóstico da mastite clínica pode ser feito todo dia na hora da ordenha.

Já o diagnóstico da mastite subclinica poder ser observada semanalmente através do teste da raquete.

Andrius falou ainda sobre a Lei normativa 51 que rege sobre a qualidade do leite, na qual os produtores deverão se adequar a esta nova realidade, e assim garantir um melhor preço de mercado e oferecer um produto de melhor qualidade ao consumidor.

Segundo o técnico da Emater, José Cassiano de Souza, os produtores aos poucos estão se adequando, muitos deles aderiram à técnica de inseminação artificial, estão utilizando resfriadores que garante a qualidade do produto e outras técnicas que primam pelo aumento da produtividade e conseqüentemente uma melhor qualidade.

 Veja Também