(45) 3243-1172
Acessibilidade

Agricultura

Nova Aurora é o primeiro município do Paraná a receber tratores solidários

Quarta-feira, 07 de novembro de 2007

Última Modificação: // | Visualizada 1830 vezes


Ouvir matéria

Na manhã desta terça-feira foram entregues os dois primeiros tratores que fazem parte do recém criado programa estadual trator, implementos e equipamentos solidários. O programa contemplou dois pequenos produtores rurais de Nova Aurora, que é o primeiro município do estado a ser beneficiado.

 A solenidade de entrega foi realizada em frente ao Banco do Brasil S/A, e contou com as presenças do gerente da agência, Márcio Alexandre Rokenbach; do superintendente do Banco do Brasil na região Oeste do estado, Sandro Colombo, do chefe da agência local da Emater, Engenheiro Agrônomo José Depieri Gindri, secretário municipal de administração e finanças, Wilson Fürh, que representou o prefeito Pedro Leandro Neto, secretário de agricultura, Luiz César Garcia e representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Patronal, bem como as famílias beneficiadas pelo programa e a comunidade em geral. Acompanhou ainda a solenidade, o diretor secretário da Cooperativa Copacol, Waldemar Walter Dal Molin.

Nova Aurora se torna pioneira neste programa, até porque é o primeiro município do estado a receber os tratores, assim como três dos agricultores beneficiados com o Programa receberam das mãos do Governador Roberto Requião a documentação em solenidade realizada em Londrina no mês passado por terem sido os primeiros projetos elaborados pela Emater e contratados pelo Banco do Brasil.

De acordo com o extensionista da Emater, José Depieri Gindri, que foi o responsável pela elaboração dos projetos contemplados, tanto a agilidade das agências da Emater e do Banco do Brasil, como a decisão de adesão ao Programa pelos produtores, foram determinantes para que o Programa surtisse os resultados a que se propoe.

Segundo o extensionista, neste ato são dois tratores de 75 CV cada um que vão contribuir em muito no trabalho e produção nas propriedades familiares. Gindri frisa que ambas as famílias beneficiadas poderão a partir de agora programar o trabalho e executar os serviço na hora certa.

“Um trator que no preço normal de mercado custaria aproximadamente o valor de R$ 75 mil,  com a intervenção do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Governo do Estado, Banco do Brasil e a New Holand, ele custa hoje ao produtor o valor de R$ 47,25 mil com financiamento de até 10 anos, com até 3 anos de carência com juros de 2 a 5,5% ao ano e se deve se levar em consideração que os valores sã convertidos em equivalente ao preço mínimo do milho”, explica Gindri.

O superintendente do Banco do Brasil na região, Sandro Colombo, disse que essa é uma linha de financiamento que o MDA, governo e o Banco do Brasil estão oportunizando aos produtores rurais familiares do Pronaf modalidades C, D e E, mas para tal é preciso a elaboração do projeto por parte da Emater.

“Para requerer o financiamento basta o produtor procurar o gerente na agência local, que fornecerá todas as orientações necessárias para o financiamento”, conclui.
A produtora Lourdes Uliano da comunidade de São José que foi beneficiada pelo programa, disse que se surpreendeu com a agilidade da entrega.

Segundo ela em menos de 30 dias da data do pedido, ela já foi atendida. Ela elogiou o trabalho do município junto a Emater e ao Banco do Brasil que foram ágeis no processo que culminou com a entrega do trator. “Se fosse para adquirir um trator pelo método tradicional, jamais eu conseguiria ter uma máquina deste porte”, comemora a produtora.

Outro produtor beneficiado, Devair Aparecido Camilo, disse que o trator vai fazer com que a família possa desenvolver os trabalhos na propriedade com mais segurança e na hora certa. O produtor enalteceu o trabalho que a Emater vem desenvolvendo no município.

“Com o trabalho atuante da Emater nós produtores podemos ter a certeza que o acompanhamento, os projetos e tudo que for de sua alçada, a equipe da Emater esta fazendo para desenvolver principalmente a agricultura familiar”, finaliza o produtor.

 Galeria de Fotos

 Veja Também