(45) 3243-1172
Acessibilidade

Sa?de

Aproximação do inverno aumenta incidência de doenças respiratórias

Terça-feira, 09 de junho de 2009

Última Modificação: // | Visualizada 1560 vezes


Ouvir matéria

Com a proximidade do inverno, que se inicia no dia 20 de junho, algumas doenças ficam mais em evidência, casos das chamadas doenças de inverno. As mais comuns são as que atingem a garganta e o aparelho respiratório, seus alvos preferidos são as vias respiratórias superiores (o nariz), a garganta, os ouvidos e os pulmões.


Algumas doenças de inverno mais temidas são: alergia, asma, bronquite, faringite, gripe, laringite, meningite, pneumonia e resfriados. Estas tratadas adequadamente não têm gravidade, embora tragam grande desconforto. E se não diagnosticada a tempo, pode levar à morte, por isso é fundamental conhecer as doenças e suas diferenças.


Geralmente essas doenças vêm acompanhadas de secreções amareladas ou muito espessas, febre alta, dores fortes na cabeça ou no peito e dificuldades respiratórias.


Segundo a enfermeira do Centro de Saúde de Nova Aurora, Ivete Barden, a prevenção que se deve ter é não ficar em lugares muito fechados, ingerir alimentos ricos em vitamina C, tomar muita água, vacinação contra gripe, secar roupas ao sol, lavar as mãos, dentre outros cuidados.


“O maior índice de procura no centro de saúde com sintomas dessas doenças, são as crianças, uma vez que essass necessitam de cuidados de outras pessoas e possuem uma imunidade baixa, já os adultos quando percebem sintomas imediatamente tomam providências” ressalta Ivete.


Para finalizar Barden diz que, “ao perceber os sintomas deve-se procurar cuidados imediatamente, uma vez que algumas doenças de inverno podem levar a morte”.

 Galeria de Fotos

 Veja Também