(45) 3243-1172
Acessibilidade

Sa?de

Escorpião amarelo é encontrado em Nova Aurora

Quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Última Modificação: // | Visualizada 2890 vezes


Ouvir matéria

 A Secretaria de Saúde de Nova Aurora alerta para que população tome cuidado com os escorpiões. Na última terça-feira, 29, uma moradora do bairro Jardim Nova Aurora encontrou um escorpião da espécie Tityus serrulatus. O aracnídeo foi analisado e os técnicos constataram que se trata de um escorpião amarelo.


Segundo a vigilânte em saúde, Fernanda Esser Narciso, essa não é a primeira vez que o animal é encontrado. “No caso de encontrar um escorpião dessa espécie, é necessário tomar muito cuidado ao remover o animal. Se possível ligar para a Secretária de Saúde, dessa forma um dos responsáveis irá até o local e efetuará a remoção. Em Nova Aurora, não foi registrado casos de picada por escorpiões amarelos”.


No ano de 2009 já foram encontrados outros dois escorpiões da mesma espécie e ambos no mesmo bairro. A espécie tem em média 6 cm e possui a característica de se reproduzir sem a necessidade de haver um casal, isso significa que se um único escorpião for transportado para um novo local, ele poderá se reproduzir e se desenvolver.


Em casos de acidentes, a vítima deve ser encaminhada imediatamente para o Pronto Socorro. O veneno atua, principalmente, sobre o sistema nervoso podendo ocorrer morte por insuficiência cardíaca e respiratória, náuseas, vômitos, suor excessivo e agitação podem estar presentes entre os sintomas.


Os cuidados a serem tomados em casa: vedação de portas e janelas, sacudir roupas guardadas antes de vesti-las e verificar calçados. É fundamental manter o quintal limpo. Entulhos e restos de construções que são criadouros ideais para o escorpião amarelo.


Se houver dúvidas ligue para Secretaria de Saúde, 3243-1921.

 Galeria de Fotos

 Veja Também