(45) 3243-1172
Acessibilidade

Sa?de

Equipes de Saúde e limpeza pública se mobilizam contra a Dengue

Segunda-feira, 08 de março de 2010

Última Modificação: // | Visualizada 1460 vezes


Ouvir matéria

 secretaria de saúde de Nova Aurora alerta toda a população do município em relação a infestação do mosquito transmissor da dengue, uma vez que o índice registrado no último levantamento estava em 7,54%, sendo que o tolerado pelo Ministério da Saúde é de menos 1%.


No sábado, 06, 36 pessoas divididas em várias equipes se mobilizaram em sistema de arrastão, recolheu em aproximadamente 800 imóveis recipientes que acumulam água. Além das equipes o trabalho foi supervisionado pelo sargento da Pilicia Militar local, Edson reichembach, e pelo soldado, Vieira do Corpo de Bombeiro de Cascavel, uma vez que a secretaria de estado da Saúde enviou um membro da Defesa Civil para cada um dos 66 municípios que apresentam altos índices de infestação do mosquito da dengue. Durante as horas que aconteceu o arrastão um grande número de objetos foi recolhido.


 Outro fator que contribuiu para avinda da Defesa Civil ao município foi o registro de dois casos, um autóctone, (local), e outro importado, ou seja, a pessoa contraiu a doença fora do território municipal. Os dois casos já foram tratados, e a pessoas passam bem. Além desses, outros quatro casos suspeitos estão aguardando resultado de exames.


A secretária de Saúde avalia com satisfatória a campanha desencadeada no último sábado, mas alerta os moradores para o risco de se contrair a doença, tendo em vista que se a população não colaborar, limpando seus quintais, mesmo com o arrastão de sábado o risco continua.


“Se cada morador fizer a sua parte, que é cuidar do seu quintal, não haverá o mosquito da dengue, uma vez não havendo o mosquito, não haverá dengue, porque a doença só se contrai com a picada do mosquito, por isso a importância da conscientização de todos em relação a eliminação ou a recolha dos objetos que servem de criadouros. A coisa é séria, pois dengue pode matar”, explica a secretária.


Ela agradece as equipes que colaboraram na campanha, tanto as equipes da Saúde, como as equipes do parque de máquinas que mais uma não mediram esforços para contribuir com a recolha de objetos.

 Galeria de Fotos

 Veja Também