(45) 3243-1172
Acessibilidade

Sa?de

Secretaria de Saúde lança projeto Nova Aurora mais ativa

Quarta-feira, 10 de março de 2010

Última Modificação: // | Visualizada 1687 vezes


Ouvir matéria

A partir das reuniões realizadas nos últimos dias, 02, no Centro Cultural, e, 04, No Clube da Terceira Idade, a secretaria de saúde de Nova Aurora lançou o Projeto Nova Aurora mais Ativa, que tem por finalidade prevenir doenças e agravos não transmissíveis, relacionadas à saúde física e mental do idoso, através de ações e das necessidades, proporcionando-o a inserção na sociedade e a auto valorização  do mesmo como ser humano.


O projeto engloba ações como: atividades físicas, palestras educativas, dispensação de medicamentos, aferição da pressão arterial, avaliação nutricional, avaliação física e realização de exames.


A partir de agora com o projeto, as reuniões  serão realizadas mensalmente na segunda semana de cada mês durante todo o dia. Na segunda terça-feira de cada mês, a reunião será realizada no Centro Cultural, para as pessoas que são atendidas pelo PSF I e na segunda quinta-feira de cada mês, no Clube da Terceira Idade para as pessoas que são atendidas pelo PSF II e III.


Nas reuniões serão dispensados os medicamentos, aferida a pressão arterial, peso e medidas, serão realizados alguns exames e o paciente poderá estar obtendo informações importantes de maneira individualizada.


Para o mês de abril as reuniões estão agendadas para os dias, 06 no Centro Cultural, e 08 no Clube da Terceira idade.


Vale ressaltar que nos dias 23, e 25 próximos, haverá exame de sangue para as pessoas já cadastradas no programa, das 7Hs30Min às 10Hs30Min, sendo no dia 23 no Centro Cultural e 25, no Clube da Terceira idade para cada PSF correspondente.


De acordo com a farmacêutica da secretaria de Saúde, Manuela Aparecida Soares, uma das coordenadoras do projeto, o projeto prioriza pessoas na faixa etária acima de acima dos 60 anos.  
Ela ressalta que serão contemplados pelo projeto pacientes diabéticos ou hipertensos em todas faixas etárias, uma vez que o município possui  1.247 hipertensos atendidos, e 299 diabéticos.


"Todas as pessoas interessadas a participarem do projeto podem procurar a secretaria de saúde mesmo que não sejam diabéticas ou hipertensas, pois existem outras atividades como a prática de exercícios físicos que será implantada nos próximos meses. Manuela finaliza frisando que o objetivo principal do projeto é a prevenção de doenças e a promoção da qualidade de vida", conclui a coordenadora.

 Galeria de Fotos

 Veja Também