(45) 3243-1172
Acessibilidade

Tributa??o

Carnês do IPTU estão sendo entregues sem reajuste

Sexta-feira, 12 de março de 2010

Última Modificação: // | Visualizada 1622 vezes


Ouvir matéria

O setor de Tributação da prefeitura de Nova Aurora começou a entregar esta semana os carnês para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU.


Ao receber os carnes, os contribuintes se deparam com uma novidade, uma vez que o tributo não foi reajustado em relação ao ano passado. O preço se encontra no mesmo patamar de 2009. Além do IPTU, o município não reajustou o alvará de licença e demais taxas municipais.


O município está entregando de porta em porta os carnês do IPTU, mas faz um alerta aos contribuintes principalmente em relação aqueles tem lotes vazios para que procurem a prefeitura para retirar o carnê. Os contribuintes que não receberem os carnês em casa, podem retirá-los no setor de tributação junto a prefeitura.


Optando pelo pagamento à vista com vencimento no dia 12 d abril, o contribuinte terá 10% de desconto. Se optar pelo parcelamento em seis vezes sem o desconto, o vencimento da primeira parcela também será no dia 12 de abril, sendo que o vencimento das demais parcelas, o pagamento deverá ser feito no dias 12  dos meses seguintes, ou seja, 12 maio, 12 junho, 12 julho, 12 de agosto e 12 de setembro.
Além dos locais estabelecidos em anos anteriores para o pagamento, a partir deste ano o contribuinte poderá efetuar o pagamento na agencia do Banco do Brasil.


De acordo com o secretário de Administração e Finanças Wilson José Führ, o IPTU é uma das maiores fontes arrecadadoras de recursos do município, e quando pago em dia pelo contribuinte, possibilita a administração municipal investimentos em vários setores.


Segundo Führ, o município tem desenvolvido diversas ações através de recursos próprios, como pavimentação poliédrica, recuperação da malha viária urbana e rural, dentre outros vários investimentos, e os recursos arrecadados através do pagamento do IPTU tem sido o diferencial quando o assunto é investir com recursos próprios.


“É claro que temos outras fontes de arrecadação, como o ICMs por exemplo, mas o IPTU, tem possibilitado a execução de ações que primam pelo desenvolvimento do nosso município”, explica o secretário.


Em relação ao não reajuste dos impostos municipais, o secretário frisa que esta é uma forma que a administração encontrou de colaborar com os munícipes, tendo em vista que a crise financeira do ano passado de forma indireta atingiu a população de Nova Aurora, sem contar com a estiagem que provocou queda na produção de soja, e como a maioria dos contribuintes dependem da agricultura, a administração teve essa preocupação, que foi o não reajuste dos tributos municipais.

 Galeria de Fotos

 Veja Também