(45) 3243-1172
Acessibilidade

Agricultura

Produtores de leite participam de Dia de campo

Sexta-feira, 14 de maio de 2010

Última Modificação: // | Visualizada 1688 vezes


Ouvir matéria

Com o propósito de capacitar ainda mais os produtores de leite, a Emater por meio de incentivos da administração municipal, promoveu na quarta-feira, 13, dia de campo especifico para os produtores de leite das comunidades de Marajó e São Sebastião.


 O treinamento foi desenvolvido nas propriedades de Alberto Psenti, e de Antonio Favarin, e contou com a participação aproximada de 30 produtores das referidas comunidades.


 O treinamento foi coordenado pelo engenheiro agrônomo da Emater local, José Depieri Gindri e pelo Zootecnista da Emater de Medianeira, José Luiz Bortoluzzi, especialista em bovinocultura de leite. 


Às 12Hs00Min, houve uma pausa para almoço, na agroindústria congelados Petry, inclusive o secretário de Administração e Finanças Wilson Führ, representou o prefeito Pedro Leandro Neto, e na parte da  tarde prosseguiram os trabalhos já na propriedade de Alberto Psenti.


De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater local, José Depieri Gindri, tamanha foi à evolução da atividade no município, que há pouco tempo atrás se buscava outros municípios da região e até do estado para promover esse tipo de treinamento, mas graças ao crescimento e organização, surgiram nos últimos anos no município várias propriedades que podem ser consideradas modelos na atividade, como por exemplo, a propriedade de Antonio Favarin, e de Alberto Psenti.


Segundo Gindri a iniciativa do evento teve o propósito de mostrar aos produtores a maneira mais lucrativa e segura de se produzir leite, através do sistema à pasto.


Já o zootecnista da Emater, José Luiz Botoluzzi, que é especialista na área, ressalta a importância do evento, que prima pela capacitação e qualificação do produtor para com a atividade, uma vez que a mesma pode se tornar mais lucrativa a partir do momento em que se adéqua o produtor dentro de uma proposta que visa qualidade e rentabilidade.


“Esse é um trabalho que já está sendo feito a cerca de quatro anos aqui em Nova Aurora, que é a produção de leite a base de pasto. O dia especial mostrou às formas de se trabalhar a pastagem, tanto de verão como de inverno, a qualidade que envolve a sanidade como a brucelose, tuberculose, e sistema de ordenha com higiene, dentre outros assuntos pertinentes à atividade leiteira”, conclui o zootecnista.

 Galeria de Fotos

 Veja Também