(45) 3243-1172
Acessibilidade

Sa?de preventiva

Conscientização é o melhor remédio contra a dengue

Sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Última Modificação: // | Visualizada 1639 vezes


Ouvir matéria

A secretaria de estado da Saúde estipulou o dia, 20, como o dia D no combate ao mosquito Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue. A mobilização ocorrerá simultaneamente em todas as regiões do Estado. Defesa Civil, Serviço Social do Comércio (Sesc), Secretaria da Educação e prefeituras participam das atividades.


O Paraná tem 56 mil casos suspeitos de dengue dos quais 31.835 foram confirmados. Novos números da doença no Estado serão divulgados neste sábado, 20.


A mesma preocupação existe em Nova Aurora, onde a secretaria de Saúde já promoveu diversas campanhas preventivas no decorrer do ano, com o intuito de evitar a proliferação do mosquito.


A equipe de endemias da secretaria municipal de Saúde tem feito a cada 15 dias trabalho de inspeção nos pontos considerados estratégicos, como borracharias, oficinas mecânicas, funilarias, ferro velhos, cemitério dentre outros locais.


O coordenador de endemias, Claudionor de Souza Silva, pede a colaboração dos moradores, uma vez que a única maneira de se evitar a proliferação do mosquito é eliminar os locais onde ele procria.


“Pedimos aos moradores para que faça a limpeza correta de seus quintais. Não joguem entulhos em terrenos baldios, mesmo no inverno as piscinas devem ser tratadas normalmente, manter os cuidados básicos, como olhar rotineiramente as calhas, tampar a caixa d’água, lavar os bebedouros dos animais, substituir a água por areia nos vasos de flores, diluir duas colheres de água sanitária em um litro d’água para aplicar nas bromélias e deixar latas e garrafas em locais protegidos da chuva, dentre outros cuidados”, explica Claudionor.


Segundo ele, se cada morador cuidar corretamente do seu quintal, o mosquito da dengue não terá vida, uma vez que ele só sobrevive em água parada, e assim sem a presença do mosquito não haverá dengue.


Claudionor ressalta que a eliminação do mosquito da dengue é uma questão de conscientização da população.


Dia “D” em Nova Aurora
O Ministério da Saúde está desenvolvendo campanha nacional de combate à dengue. No estado do Paraná, em nível de secretaria de estado da saúde, o dia “D” de combate à doença, está sendo realizado hoje.


Em Nova Aurora, conforme informações repassadas pela secretaria municipal de saúde, o dia “D”, de combate a dengue, será realizado na próxima sexta-feira, 26. Nesse dia, toda a comunidade deve se mobilizar com intuito de fazer com que todos possam se conscientizar sobre a gravidade do problema, uma vez que cada cidadão deve fazer a sua parte.


De acordo com a secretária de Saúde Luciana Tagliari, neste dia será realizado um trabalho que visa conscientizar a comunidade de que, só se combate a dengue, eliminado o mosquito, e a única maneira de se eliminar o mosquito, é não deixar acumular água parada, uma vez que é nos recipientes que acumulam água que o mosquito se reproduz.

 Galeria de Fotos

 Veja Também