(45) 3243-1172
Acessibilidade

Preven??o ?s drogas

Ações marcam a semana contra as drogas em Nova Aurora

Sexta-feira, 24 de junho de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 1760 vezes


Ouvir matéria

A semana contra as drogas iniciada no domingo, 19, e que se encerra neste domingo, 26, foi marcada por diversas ações no município de Nova Aurora.

 

As ações partiram de iniciativas da pastoral da sobriedade, que mobilizou diversos outros setores da sociedade civil organizada, como Policia Militar, Paróquia São Roque, Poder Público, União Evangélica, Cras, comércio, secretarias de Educação e Saúde, representantes das escolas estaduais, profissionais de imprensa, enfim diversos setores que se mostram preocupados com o sério problema que atinge principalmente parte dos jovens do município.

 


Houve também a presença de pessoas que estão passando por processo de recuperação através da Pastoral da Sobriedade que ao mesmo tempo que,  estão tentando deixar o vício, estão também ajudando outras pessoas a se recuperarem.

 


Através da Pastoral da Sobriedade, a coordenadora diocesana e diretora da escola Eugênio Mezzon, Aparecida Top Serra, foi ministrada palestra sobre o tema aos alunos da escola, nos dois períodos, na terça-feira, 21. Já à noite no Centro de Formação da paróquia São Roque, com a presença dos representantes já citados acima, foi realizada palestra, ministrada pelo psicólogo, Natalino Bordin, conhecedor do assunto, fundador da Pastoral da Sobriedade e diretor do Cocasma, chácara utilizada para a recuperação de dependentes químicos em Cascavel, um organização não governamental.

 

 

De forma detalhada Bordin discorreu sobre o assunto, deixando os participantes a par do que cada um deve fazer enquanto cidadão para fazer com que nenhum familiar, ou mesmo uma pessoa da sociedade  possa cair no fracasso das drogas.

 


No final, foi aberto espaço para questionamentos dos participantes, e muitos desses se mostraram interessados em saber mais sobre o assunto, que prontamente foi respondido pelo palestrante
Segundo ele, o trabalho da Pastoral da Sobriedade é fundamental no processo de recuperação, mas sozinha, sem a ajuda da sociedade, bem como do poder público, ou seja,  sem a união de forças, torna se quase impossível a ressocialização do dependente, mas a idéia é fazer com o mal seja cortado na essência, evitar que o adolescente ou o jovem não tenha o primeiro contato com a droga.

 


O palestrante foi mais longe ainda, disse que, o primeiro passo para não se ter contato com a droga, deve ser da família, pois a educação de berço, ou seja, de casa, o carinho dos pais e dos familiares, o diálogo, o bom relacionamento, dentre outros fatores, são fundamentais para que o jovem não se desvirtue, não caia no caminho das drogas.

 


As ações de combate as drogas não ficarão restritas somente a semana contra as drogas, uma vez que a Pastoral da Sobriedade vai dar continuidade ao trabalho nas escolas durante a próxima semana, e hoje, a após a celebração da santa missa, haverá na Praça dos Pioneiros uma grande mobilização com intuito de alertar a sociedade sobre o grave problema enfrentado nos dias atuais pelos jovens de todo o mundo em especial os jovens de Nova Aurora.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também