(45) 3243-1172
Acessibilidade

Especial de anivers?rio

A resumida história de um município que cresce a cada dia

Sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 5738 vezes


Ouvir matéria

Diz à história que a primeira família a habitar o município de Nova Aurora chegou em 1935, sendo que em 1941, seis anos depois vieram outras famílias a se instalar em solo novaaurorense que na época era conhecido como Encruzilhada Tapejara.

 

Em 1942, outra leva de famílias chegaram à localidade, bem como em 1946 e 1949, porem foi no ano 1950 em que se registrou o maior número de chegada de famílias, oriundas principalmente do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já em 1953, novas famílias passaram a povoar a localidade.

 

Nesta altura Encruzilhada Tapejara já era um vilarejo muito promissor. No ano de 1959, já existia agremiações no hoje município de Nova Aurora, como, Alto Iguaçuzinho, Baixo Iguaçuzinho, Roda de Carro, Anta Gorda, Marajó, Placa São Luiz (Palmital), Palmitópolis e Melissa.

 

No ano de 1961, foi aprovado na câmara de Cascavel requerimento do qual autorizava a criação do Distrito Administrativo na localidade de Nova Aurora (antiga Encruzilhada Tapejara). Época em que foram construídas algumas escolas e pontes de forma braçal pelos habitantes, inclusive a capela São Roque (hoje paróquia São Roque).

 

O nome, Nova Aurora foi dado pelo padre Bernardo Lube ao celebrar uma missa em baixo de uma frondosa árvore (onde hoje está localizada a Praça dos Pioneiros). Durante o sermão, ao comentar sobre os problemas dos posseiros e titulares das terras da região e olhando para o céu que se apresentava claro e radiante, o padre disse: “Uma Nova Aurora há de surgir na vida de todos vocês meus irmãos”. A poética frase do Pe, foi como uma espécie de batismo para a localidade.


A emancipação:


O então Distrito de Nova Aurora na época já contava com uma população de 30 mil habitantes no ano de 1967, e o povo conclamava com uma só voz exigindo a criação do município.

 

Foi ai que o então deputado da época, Fuad Nacli solicitou do então governador Paulo Pimentel, e este por sua vez em data de 25 de setembro de 1967, expediu a lei nº 5.643, que criava o município de Nova Aurora, tendo como distrito a localidade de Palmitópolis.

 

O primeiro prefeito, Miguel Ermétio Dias, assumiu o desafio de governar Nova Aurora em 11 de dezembro de 1968. Na ocasião assumiram o poder legislativo, os vereadores, Daniel Epifânio da Silva, Natal Graciotin, Waldemar Walter Dal Molin, Paulo Teodoro Pereira, Dulcinio Ambrósio, Sebastião Patrício e Antonio Mussi.

 

A partir daí vieram às constantes lutas e desafios de outros administradores, que fizeram e continua fazendo de Nova Aurora esse promissor e pujante município do Oeste Paranaense, que caminha a passos largos rumo ao desenvolvimento.

 


Nova Aurora nos dias atuais:


Hoje a realidade é outra. Estradas de qualidade, educação, saúde, segurança e ação social, dentre outros setores, fazem de Nova Aurora um município em franco desenvolvimento e esses são os principais motivos para que os novaauroresnses possam comemorar os 44 anos de emancipação do município.

 

O atual governo, não tem medido esforços para fazer com que a população possa viver com qualidade de vida, com equilíbrio e muito cuidado na administração da máquina pública, uma vez que o que é de todos deve ser bem cuidado, e é com esse pensamento e com respeito a cada cidadão que a atual administração administra o município de Nova Aurora.

 


“O bem mais precioso da uma cidade é o seu povo, e é para ele que governamos, por isso durante a nossa permanência a frente do governo municipal, queremos fazer o máximo possível para prestar um bom atendimento ao nosso povo, e é isso que estamos fazendo no dia a dia do nosso trabalho”, salienta o prefeito Pedro Leandro Neto.

 


Segundo o prefeito é chegado o momento de homenagear os pioneiros que muito lutaram, sacrificaram suas famílias e apostaram no desenvolvimento dessa terra, terra essa que hoje colhe os frutos do que foi plantado há 44 anos pelos pioneiros.

 


O prefeito faz questão de dizer que os méritos são de todos, dos pioneiros que desbravaram esse rico chão, dos servidores municipais que desempenham seus trabalhos com profissionalismo e dedicação, dos colaboradores, dos empresários e comerciantes que apostam e investem no município, dos parceiros e acima de tudo do povo novaaurorense que vive e produz no município, pois é com a força e a união de todos que Nova Aurora prospera e caminha rumo ao desenvolvimento sustentável.

 


“Parabéns povo de Nova Aurora, por ter feito deste um dos melhores municípios do Paraná para se viver”, palavras do prefeito Pedro Leandro Neto.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também