(45) 3243-1172
Acessibilidade

SECA

Quebra na produção devido a seca pode chegar a 40% em algumas culturas

Terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Última Modificação: // | Visualizada 1718 vezes


Ouvir matéria

 Enquanto algumas regiões brasileiras são afetadas pelas fortes chuvas, na região sul a história é bem diferente. Com o inicio da colheita, os agricultores já começam a contabilizar os prejuízos trazidos com as secas ocorridas nos últimos dias. Na última semana o secretário de Agricultura de Nova Aurora, Luiz Cesar Garcia esteve reunido com representantes do Departamento de Economia Rural (Deral), Emater e Copacol para realizar estimativas dos prejuízos.

 

Segundo o secretário entre as culturas mais atingidas está a soja com 27,98%, e milho com 41,19% de perdas, e também quebra na produção de leite com 10%.

 

O secretário ressaltou que o município já preencheu o Nopred, que seria uma notificação preliminar de desastre e nesta terça-feira foi preenchido também o Formulário de Avaliação de Danos (Avadan).  Luiz Cesar afirmou ainda que esta é uma forma do município estar preocupado com a situação dos agricultores e buscar auxilio aos mesmo junto aos órgãos estadual e federal  através de pacote de recursos que o governo deverá destinar as áreas mais atingidas pela seca.

 

Com base nestes dados o prefeito Pedro Leandro Neto encaminhou declaração a defesa civil dos danos constatados pela seca no município. O prefeito ressaltou que ainda não foi decretado estado de emergência, mas que o município está preparado para que se confirmando esta quebra seja feito o decreto e assim receber um auxilio a mais aos produtores no que diz respeito a seguro e possível prorrogação das dividas contratadas junto aos órgão financiadores. “Esta é uma forma do município estar ajudando o produtor rural a minimizar as suas despesas”, disse.

 

 

ESTADO

A nível de estado o governo do Paraná decretou situação de emergência em 137 cidades. Segundo a assessoria do governo, o decreto coletivo visa a agilizar o atendimento aos municípios atingidos pela estiagem que assola o estado desde novembro de 2011. A Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento estima que a estiagem comprometeu 11,5% da safra de verão, prevista em 22,13 milhões de toneladas, o que significa um prejuízo financeiro de R$ 1,52 bilhão. 

 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também