(45) 3243-1172
Acessibilidade

AGRICULTURA FAMILIAR

Programa de Aquisição de Alimentos é tema de evento em Nova Aurora

Sexta-feira, 11 de maio de 2012

Última Modificação: // | Visualizada 1770 vezes


Ouvir matéria

Na manhã de quarta-feira, 09, autoridades, representantes de sindicatos dos trabalhadores rurais, conselhos Municipais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de municípios da região prestigiaram seminário sobre o tema realizado em Nova Aurora.

 

O evento faz parte de um ciclo de palestras promovidas pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (FATAEP) com o objetivo de repassar informações sobre os programas de aquisição de alimentos.

 

Em Nova Aurora o evento foi realizado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Aurora (Sitrarna), Conab e Emater.

 

Segundo o Diretor da FATAEP, José Carlos Castilho, o objetivo destes ciclos de palestras é socializar e transmitir os programas do governo que vem ao anseio dos agricultores em aumentar a renda familiar. O diretor explica que através do PAA o governo adquire alimentos da agricultura e destina à pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, atendidas por programas sociais locais. Já através do PNAEos alimentos adquiridos da agricultura familiar são destinados a merenda escolar.

 

O prefeito Pedro Leandro Neto, afirma que estes programas já são aplicados no município e desta forma é importante que se faça esse debate para fortalecer o agricultor familiar. “Nós sabemos da importância da diversificação e transformação da matéria prima para os pequenos agricultores se manterem na atividade de forma a evitar o êxodo rural. Então os agricultores de Nova Aurora estão organizados através da Cooperafa que permite a venda direta através do programas do governo e também ao varejo. Então estando organizados e fortalecidos, os pequenos produtores tem condições inclusive de gerar emprego e renda e permanecer na propriedade rural”, afirma.

 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Xavier Neto, ressalto que se sente honrado por Nova Aurora ser sede deste encontro. “Para nós é motivo de grande alegria, pois Nova Aurora mais uma vez passa a ser destaque em nível de região, divulgando as informações para os nosso produtores”, disse.

 Galeria de Fotos

 Veja Também