(45) 3243-1172
Acessibilidade

Sa?de

Vacinação contra gripe A inicia no dia 22 de abril

Terça-feira, 15 de abril de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 1731 vezes

Ministério da Saúde ampliou a faixa etária das crianças, com a inclusão dos menores de cinco anos.


Ouvir matéria

A campanha nacional de vacinação contra a influenza terá como tema “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”. O início da campanha será no dia 22 de abril até 9 de maio, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o País. A meta em Nova Aurora é imunizar até o dia 09 de maio 3698 pessoas.

 

O "Dia D" de mobilização contra a doença será realizado no dia 26 de abril, e pretende vacinar o maior número de pessoas possível.

 

Este ano a vacinação foi ampliada para atender a faixa etária de crianças de seis meses a menores de cinco anos. Além das pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.

 

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos.

 

Nesta campanha serão distribuídas 53,5 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).  Em todo o país, serão 65 mil postos de vacinação, com envolvimento de 240 mil pessoas.

 

Algumas medidas de prevenção, higienizem as mãos com água e sabonete ou álcool em gel antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz, e após tossir, espirrar ou usar o banheiro. Mantenha os ambientes ventilados; proteja com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de gotículas das secreções (se não tiver lenços, proteja o rosto junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar); se estiver gripado, evite aglomerações e ambientes fechados; não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

 

Se você faz parte do público alvo da campanha procure a unidade de saúde e vacine-se contra a influenza, no período de 22 de abril a 09 de maio.

Fonte: Ministério da Saúde

 Galeria de Fotos

 Veja Também