(45) 3243-1172
Acessibilidade

Tecnologia

Projeto visa levar inclusão digital, cultural e educacional ? população

Terça-feira, 06 de maio de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 2299 vezes


Ouvir matéria

A Administração Municipal de Nova Aurora através das secretarias de Educação, Obras, Administração e do Departamento de Informática criaram o projeto “Ônibus Digital” que visa levar inclusão digital, cultural e educacional para levar de encontro à população aulas de informática, livros para leitura, cursos básicos que possam ser agregados ao projeto além de terem acesso à internet.

 

A novidade deste projeto é que ele será desenvolvido dentro de uma unidade móvel (ônibus) e chegará em todas as localidades do município. Esse ônibus era utilizado no transporte escolar e estava destinado para leilão, por não mais ser utilizado para transportar alunos, com isso surgiu a ideia de utilizar o mesmo como base para um laboratório itinerante.

 

O projeto Ônibus Digital funcionará de forma itinerante tendo no seu interior nove computadores em rede com acesso à Internet, tv LCD, DVD, mini biblioteca, ar-condicionado, alarme de segurança e outros equipamentos necessários para o desenvolvimento de cursos básicos de informática.

 

Ele será desenvolvido de acordo com um cronograma estipulado pela equipe responsável do projeto e determinando assim o tempo que ficará em cada local de acordo com a demanda. Ele atenderá a comunidade escolar e também será aberto a comunidade em horários definidos.

 

De acordo com o chefe do departamento de informática Reginaldo Rodrigues, o ônibus está em fase de adaptação interna. “Para ele poder atender à população é necessário adequar o espaço interno, com isso iniciaram a sua adaptação retirando-se os bancos, isolar as janelas, instalar a rede lógica e elétrica, fazer a instalação de alarmes e ar-condicionador, entre outros processos”.

 

“Vale ressaltar que enviamos o projeto Ônibus Digital para a Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos do Governo do Paraná, e a secretária Clecy Amadori despertou interesse em fazer parte deste projeto”, disse Reginaldo Rodrigues.

 

Segundo o prefeito municipal José Aparecido de Paula e Souza “Pecinha”, quando recebeu esse projeto viu com muita empolgação, pois leva conhecimento à população e acesso à internet próximo deles, além de ser um projeto de baixo custo, pois a maioria dos materiais serão reaproveitados.

Fonte: Departamento de Informática

Projeto visa levar inclusão digital, cultural e educacional à população Crédito: Departamento de Engenharia
Legenda:

 Galeria de Fotos

 Veja Também