(45) 3243-1172
Acessibilidade

Descarte Adequado de Pneus

Sexta-feira, 03 de março de 2017

Última Modificação: 03/03/2017 14:06:46 | Visualizada 491 vezes


Ouvir matéria

Nova Aurora 03 de março de 2017 - A prefeitura municipal através da secretaria de agricultura, pecuária, aquicultura e meio ambiente realiza hoje a entrega dos pneus recolhidos para descarte da população de Nova Aurora e passa o material para Xibiu reciclagem de pneus que presta coleta e destinação de pneus inservíveis no Estado do Paraná através de convenio com a Reciclanip, entidade sem fins lucrativos criada pelos fabricantes de pneus conveniada do município.

 

O pneu possui um formato que é bem propício para criação de vetores que fazem a proliferação de doenças, como a dengue que na época das chuvas usa o material como ponto de desova.

 

Além disso, somente no Brasil, 45 milhões de pneus são produzidos por ano e muitos pneus acabam jogados em rios, o que causa o assoreamento dos mesmos, podendo causar transbordamentos e acidentes a banhistas.

 

E esse material aqui no Brasil, é utilizado pelas indústria de cimento como combustível alternativo, também é destinado à fabricação de solado de sapatos, borracha de vedação, dultos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais além de tapetes para automóveis, ainda está sendo estudado o material para a fabricação de manta asfáltica, processo esse que vem sendo acompanhado e aprovado pelas indústrias pneumáticas.

 

É importante saber que o descarte inadequado desses pneus é de responsabilidade do fabricante de acordo com a resolução nº 258, de 26/8/1999 (Anexo I), que determinou que as empresas fabricantes e importadoras de pneus fossem as responsáveis pela destinação final.

 

                                                                                              Charles Barbosa

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

 Veja Também