(45) 3243-1172
Acessibilidade

Dia Mundial da Água

Segunda-feira, 27 de março de 2017

Última Modificação: 27/03/2017 09:43:41 | Visualizada 463 vezes


Ouvir matéria

Nova Aurora 23 de março de 2017 - Nessa quarta-feira dia 22 de março o mundo celebra o Dia Mundial da Água, a administração municipal através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Assuntos Comunitários, Sanepar e Policia Militar realizaram uma blitz de conscientização do uso racional da água na avenida principal da cidade.

Sabemos que a água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Ela atua mantendo nosso corpo hidratado, ajuda no transporte de substâncias, funciona como solvente, regula a nossa temperatura, participa de reações químicas, entre várias outras funções.

 

Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano em lagos, rios e reservatórios subterrâneos. Vale destacar, no entanto, que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território, consequentemente, existem locais onde esse recurso é considerado bastante valioso.

 

Em uma ação conjunta entre a Escola Municipal Fernando Esser e Colégio Estadual Machado de Assis dos períodos matutino e vespertino, participaram de uma blitz de conscientização da importância do uso racional da água e sua preservação, já que o uso desordenado desse bem natural atingirá diretamente as futuras gerações.

 

O evento aconteceu na esquina avenida são Luiz, com a rua Paraná, e nessa blitz pela vida, os alunos distribuíram um copo de água mineral na intenção de despertar o interesse dos passantes juntamente com um adesivo “Preserve a Vida: Não Contamine a Água, As Gerações Futuras Agradecem.”

 

Para a professora: "não poderia ter sido feita melhor ação do que com as crianças, porque é o futuro delas que está em jogo, se eles não se conscientizarem que a água é um bem impagável, eles podem sofrer as consequências desse uso desordenado, a falta de água potável".

 

Para o organizador do evento da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente Jamil Bernis: "o dia da água é todos os dias, o dia 22 de março serve para dar um reforço nessa ideia da importância desse bem natural, a contaminação da água é algo que nos preocupa, por exemplo um litro de óleo pode, se descartado em lugar inadequado, contamina o equivalente ao uso de água de uma pessoa durante 14 anos da sua vida".

 

Para Cinara Manzano, secretária de Educação: “deveríamos celebrar a água todos os dias, porém lembramos dela na sua falta ou no seu excesso. As pessoas que vivem em territórios áridos e convivem com a escassez da água, convivem diariamente com essa realidade. Por esse motivo, acredito que envolver as crianças e jovens, em um trabalho de sensibilização é de extrema eficácia, pois estamos moldando os futuros cidadãos com uma consciência que envolve a coletividade e o consumo correta, para não enfrentarmos problemas de escassez no futura da nossa região.”

 

O secretário de Assuntos Comunitários Geninho Valcarenghi, esteve no local e participou com as crianças da entrega do kit. Destaca: "essa ação cívica, pública, em comemoração ao dia mundial da água, serve para alertar a todos da importância da conscientização de preservar a água, para evitar poluir, desperdiçar e gastar essa água desnecessariamente".

 

Geninho, também destaca a importância dessas ações e que esta é uma das 50 ações em comemoração aos 50 anos de nosso município.

Fonte: Assessoria de Comunicação

 Galeria de Fotos

 Veja Também