(45) 3243-1172
Acessibilidade

APAE Inaugura Parque Adaptado

Segunda-feira, 03 de abril de 2017

Última Modificação: 03/04/2017 14:10:45 | Visualizada 956 vezes


Ouvir matéria

Nova Aurora 31 de março de 2017 - Na manhã desta terça-feira a escola Novo Amanhecer completou 25 anos de fundação, obteve o Jubileu de Prata, e em comemoração realizaram a inauguração do parque adaptado aos alunos.

 

A história do nascimento das APAEs no Brasil, iniciou na cidade do Rio de Janeiro, no dia 11 de dezembro de 1954, na ocasião da chegada ao Brasil de Beatrice Bemis, procedente dos Estados Unidos, membro do corpo diplomático norte-americano e mãe de uma criança com Síndrome de Down. A partir dessa começou a se propagar as APAEs no Brasil.

 

Assim, no dia 27/06/1991 a APAE de Nova Aurora foi fundada, por pessoas voluntárias, pais e professores preocupados com a educação das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e, logo na data de 01/03/1992 a APAE passa a ser mantenedora da Escola Novo Amanhecer que, faz parte dessa grande rede APAEana sendo destaque em nossa região.

 

A Escola Novo Amanhecer vincula-se diretamente ao Conselho Regional de Cascavel, mantendo contatos com os órgãos do sistema Estadual e Municipal e rede privada.

 

A Escola durante este tempo acumulou experiências na Educação Especial, na área de deficiência intelectual e múltipla deficiência.

 

Com relação ao ensino, currículo e organização escolar, a escola atende atualmente 110 alunos com Deficiência Intelectual e Múltipla Deficiência.

 

A Escola Novo Amanhecer – APAE de Nova Aurora oferece os seguintes programas: Estimulação Essencial – 00 a 03 anos e 11 meses – Educação Infantil, 04 a 05 anos e 11 meses, Ensino Fundamental/Séries/Anos Iniciais de 06 a 15 anos e 11 meses e Educação Profissional/ Inicial à partir dos 16 anos, com as seguintes Oficinas: Higiene e Beleza, Biscuit, Reciclagem de Papel, Madeira e Tecido, Atividades Culinária – cozinha, Oficina Nota Paraná, Bordado e Crochê.

 

A Escola Novo Amanhecer é a favor da inclusão social, como diz o tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla “O futuro se faz com a conscientização das diferenças”, assim, esperamos que os alunos, cada vez mais, sejam vistos como pessoas participantes da sociedade de direitos iguais e tratamentos diferenciados.

 

Estiveram presentes a imprensa local, também Edival da Luz Eugenio Presidente da APAE e Eliseu Ryba representando o Conselho Regional das APAEs de Cascavel.

O presidente da Câmara dos vereadores José Xavier Neto, e os vereadores, também se fizeram presentes da cerimônia.

 

A inauguração do Parque Adaptado, uma parceria entre o FIA/SEDS e a APAE de Nova Aurora, serve, de maneira ativa, para os alunos estimularem a parte de desenvolvimento motor, e também atua na parte de recreação dando assim mais qualidade nas atividades da escola.

 

O município esteve representado pela secretária de educação e cultura Cinara Kottwitz Manzano que prestigiou o evento na qual comemorava o jubileu de prata da instituição e representando também o calendário de comemoração dos 50 anos do município através do projeto com as 50 ações.

                                                                                                                             Charles Barbosa

Fonte: Assessoria de Comunicação

 Galeria de Fotos

 Veja Também