(45) 3243-1172
Acessibilidade

Alistamento militar termina quinta-feira e pode ser feito pela internet

Quarta-feira, 28 de junho de 2017

Última Modificação: 26/07/2017 11:11:31 | Visualizada 507 vezes


Ouvir matéria

Termina na próxima quinta-feira (29) o período de alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino e que completam 18 anos neste ano. O alistamento para moradores do Paraná e de outros 19 estados pode ser feito tanto presencialmente como pela internet, pelo site www.alistamento.eb.mil.br. "É importante que os jovens compareçam até a Junta Militar de Nova Aurora, até amanhã, dia 29, pois na sexta-feira (30) nós estaremos sem o sistema de alistamento. A primeira etapa do alistamento deve ser feito pelo endereço eletrônico (acima citado) e na sequência o jovem, nascido em 1999 deve comparecer a junta portando o comprovante impresso no site, uma foto 3 X 4 colorida, xerox da certidão de nascimento, R.G, CPF e de um comprovante de residência. Já para os jovens nascidos antes de 1999 que por ventura, nos anos anteriores não realizaram o alistamento, devem se dirigir diretamente na junta", afirmou a responsável pelo setor no município, Solange Maria Bertipaglia.

Como o alistamento é obrigatório, sem ele o cidadão fica impedido, por exemplo, de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades. Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar. Todo ano, cerca de dois milhões de jovens fazem o alistamento militar e aproximadamente 200 mil são incorporados às Forças Armadas.

Segundo informações do Ministério da Defesa, anualmente cerca de 1,8 milhão de jovens fazem o alistamento militar e aproximadamente 100 mil são incorporados às Forças Armadas.

O juramento à bandeira e dispensa dos jovens acontece no dia 29 de agosto, às 10h, no Centro Cultural de Nova Aurora.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também