(45) 3243-1172
Acessibilidade

Proerd forma 132 alunos em Nova Aurora

Sexta-feira, 30 de junho de 2017

Última Modificação: 30/06/2017 13:15:35 | Visualizada 491 vezes

Programa é realizado através de parceria com a Polícia e a Copacol


Ouvir matéria

O Programa Educacional de Resistência as Drogas e à Violência - PROERD - realizou na noite de ontem, quinta-feira (29) em Nova Aurora, a 9º formatura do programa, que é realizado através de parceria entre Polícia Militar, Copacol de prefeitura municipal. Ao todo, 132 crianças de quinto ano das Escolas: Fernando Esser, Santos Dumont, Eugênio Mezzon, Custódia Colbacho Traguetta (Palmitópolis) e José Henrique da Silva (Marajó) se formaram na noite de ontem. O evento solene aconteceu no Centro Cultural Arlindo Moreira e contou com a presença do prefeito Pedro Leandro Neto; da secretária de Educação e Cultura, Cinara Manzano; da Chefe do NRE, Marineide Azevedo Dioto; da promotoraSimone Francolin; do diretor da Copacol, Silvério Constantino, do policial instrutor do Proerd, Ednaldo Cometa Nunes; de membros da Copacol, de policiais da região, dos pais, professores e diretores.

Na oportunidade, o prefeito Pedro destacou o cunho do Programa, bem como disse dos frutos de nove anos de Proerd. "No próximo ano estaremos fazendo uma grande comemoração dos 10 anos dessa parceria de sucesso. São mais de 3 mil alunos que já passaram por esse programa e que com certeza estão em algum canto disseminando esse aprendizado". Para a secretária de Educação e Cultura, Cinara Manzano, "são cerca de 10% da população de Nova Aurora que já se formou no PROERD. Certamente são lições que levaram ao longo de suas vidas", disse.

 

Proerd

O Proerd é um programa educativo, preventivo e estratégico composto por 17 lições, em cartilha própria, para as crianças. As atividades têm a duração de um semestre letivo, com uma aula por semana e objetiva o reforço da autoestima, de como lidar com as tensões, resistir às pressões dos colegas, amigos e também desenvolvimento da civilidade.

De acordo com o soldado Ednaldo Cometa Nunes, responsável pela execução do programa nas escolas, são várias atividades, inclusive com a participação da família que é muito importante. “A cada semana que passa a gente percebe que eles se integram mais, aproveitam ainda mais as atividades”, explica o soldado.

A ideia da parceria é fazer com que no final do curso, as crianças possam saber ou pelo menos ter uma noção do seu papel de cidadão perante a sociedade, bem como se manter distante das drogas. "Sem a parceria da Copacol seria difícil desenvolver esse programa. Quero, em nome da gestão pública, agradecer a cooperativa, bem como o soldado Ednaldo da Polícia Militar, às escolas e todos os envolvidos no projeto e convidamos a todos para prestigiar a formatura que coroa com chave de ouro o projeto nesse ano", afirmou a secretária de Educação, Cinara Manzano.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

 Galeria de Fotos

 Veja Também