(45) 3243-1172
Acessibilidade

MORADIA

Município de Nova Aurora protocola intenção de compra de terreno para habitação

Sexta-feira, 28 de maio de 2021

Última Modificação: 26/04/2023 11:23:23 | Visualizada 450 vezes


Ouvir matéria

A Administração Municipal de Nova Aurora, preocupada em diminuir o déficit habitacional em Nova Aurora, confirmou esta semana o protocolo da intenção da compra de um novo terreno para a construção de novas casas. O pedido foi feito através da Secretaria de Administração e deferido pelo chefe do executivo, o qual pretende adquirir uma área de dois alqueires ‘paulistas’ no perímetro urbano da cidade.

O pedido já está no departamento de compras que agora segue com o trâmite legal, com os prazos e documentação para que nos próximos meses o município de Nova Aurora possa adquirir essa área. Os interessados em negociar com o município devem ficar atentos no edital e seguir as normas.

Esse é um anseio da população e uma preocupação do executivo e do legislativo, que desde o início do ano estudam meios para adquirir um terreno.

Após a aquisição do terreno, que leva alguns meses, porque o município tem que seguir as Leis, o projeto de construção de novas casas será feito, em parceria com o governo federal, através da Caixa Econômica Federal, e governo estadual, através da Cohapar e outros órgãos ligados a habitação.

A Administração salienta a toda a população que no momento é apenas a aquisição do terreno. Após encontrar o local ideal para um novo bairro, tem o trâmite de negociação com o proprietário. Feita essa negociação, o Projeto de compra será levado para aprovação dos vereadores, e caso seja aprovado, o município realiza o pagamento e a documentação do mesmo. Com o terreno em posse do município, começa a corrida para os recursos e programas de habitação para a construção de novas moradias.

Para finalizar a Administração de Nova Aurora comunica que as inscrições para novas moradias devem ser feitas no site da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná). Os interessados devem entrar no site www.cohapar.pr.gov.br ir no ícone CIDADÃO e no item ‘Cadastro de Pretendentes’ e realizar a inscrição com todos os dados corretamente. A administração afirma que nenhum órgão ou pessoa do município estão autorizados a fazer cadastros ou algum tipo de lista de qualquer programa de habitação em Nova Aurora, sendo assim, para ter a oportunidade de concorrer a um terreno ou a casa pronta a pessoa terá que estar inscrita no Site da Cohapar com dados atualizados.

Informações sobre Cadastro de Pretendentes:

Este cadastro é uma ferramenta online, destinada a identificar a demanda habitacional do estado do Paraná e tem a finalidade de verificar a demanda por moradia no estado. Os dados inseridos serão utilizados para a qualificação e hierarquização da demanda habitacional familiar, visando o atendimento através desta política pública, sendo o acesso às informações individuais restrito aos técnicos da companhia.
Responsabilidades do usuário: O Usuário compromete-se a manter seu cadastro atualizado, confirmando ou alterando suas informações a cada 2 (dois) anos, ou sempre que houver alteração dos dados cadastrados. O Usuário fica ciente de que, em caso de não atendimento a esta exigência, os dados desatualizados permanecerão no cadastro, mas será vedada sua participação nos processos de seleção e hierarquização dos empreendimentos geridos pela COHAPAR até que seja regularizada a situação cadastral. O usuário compromete-se também a prestar apenas informações verdadeiras, ficando sujeitas a comprovação documental no ato de convocação para encaminhamento de dôssie. A inclusão de informações falsas no cadastro poderá ser enquadrada como crime de estelionato e falsidade ideológica, ficando o Usuário sujeito às penalidades legais.
Isenção de Responsabilidade: A Cohapar não se responsabiliza pelas informações prestadas pelos usuários. Caso seja constatado que as informações prestadas não correspondem a situação real da família, esta poderá ser desclassificada ou hierarquizada de acordo com as informações comprovadas. Também não assume responsabilidade caso a família não participe do empreendimento devido ao cadastro desatualizado ou incompleto na data de limite da convocação. A inclusão do Usuário no cadastro de pretendentes não garante a implantação de empreendimento habitacional no respectivo município, nem tampouco garante a seleção do Usuário para os empreendimentos que eventualmente vierem a ser implantados no município, uma vez que os cadastros estão sujeitos à aprovação pelos agentes financeiros.

Convocação das famílias indicadas: As famílias serão convocadas conforme hierarquização, que será feita de acordo com os critérios federais e estaduais, previstos nas respectivas legislações. A data limite para atualização será amplamente divulgada nos respectivos municípios (por meio eletrônico e físico e nos meios de comunicação), previamente à esta etapa. Só serão considerados os cadastros atualizados aqueles que tiverem sido atualizados nos 2 (dois) anos precedentes à data limite.

Site: http://www.cohapar.pr.gov.br/ 

 

Fonte: Da Assessoria

 Galeria de Fotos

 Veja Também