(45) 3243-1172
Acessibilidade

Dengue

Nesta semana a convite da Câmara de Vereador

Sexta-feira, 24 de abril de 2015

Última Modificação: // | Visualizada 1166 vezes

Em 2015 foram realizadas 12 notificações para adequação dos imóveis, 32 notificações epidemiológicas.


Ouvir matéria

Nesta semana a convite da Câmara de Vereadores, a Secretária Municipal de Saúde Silvia Fabiani Manzano Brenzan Schlogl compareceu a sessão para falar sobre a situação da saúde em Nova Aurora. Na qual, foi questionada sobre os autos de notificações da dengue.

 

São utilizados dois critérios de notificações: as notificações epidemiológicas relacionadas aos pacientes e os autos de notificações que são feitos por escrito para o morador se adequar as orientações solicitadas.

 

Os números da dengue no município são: 12 notificações para adequação de imóveis, 32 notificações epidemiológicas, 06 casos confirmados da doença, sendo que 05 casos são importados e 01 caso autóctone.

 

O município possui como enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti o Plano de Contingência, que descreve todas as ações relacionadas a assistência, a vigilância, controle do vetor, gestão, comunicação e mobilização social. Toda estratégia de trabalho é estabelecida e regida por esse plano. Este é atualizado anualmente conforme diretrizes do Estado.

 

Para diminuir o índice de infestação de larvas do mosquisto e orientar a população, foram realizados trabalhos de arrastões, fumacê, orientações, panfletagens, material educativo e notificações. E ainda existe um Projeto de Lei nº010/2015 que permite a realização de multas para quem não se adequar a notificação, visando que o proprietário faça limpeza do lote e/ou quintal.

 

A Secretária Silvia ressalta que as equipes da Administração, envolvendo todas as secretarias estão empenhadas no combate a dengue, ao contrário de comentários e publicações falsas que circularam nas redes sociais durante a semana.

 

“É fundamental a qualidade e eficiência do trabalho prestado no combate a dengue, da enfermeira/ coordenadora Rosimary Sabino e dos agentes de endemias que estão realizando a busca ativa, casa a casa, orientando também nas visitas sobre os cuidados necessários e o andamento da situação epidemiológica da cidade” finalizou a secretária.

Fonte: Secretaria de Saúde

 Galeria de Fotos

 Veja Também