ÚLTIMAS NOTÍCIAS / VACINAÇÃO

Nova Aurora inicia vacinação contra Brucelose

Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Visualizada 1563 vezes


Desde o ano de 2002 a Defesa Sanitária Animal (D.S.A) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB), tornou obrigatória a vacinação contra a brucelose nas bezerras, bovídeas e bubalinas.

Em Nova Aurora a vacinação já foi iniciada nos animais com idade a partir dos três aos oito meses de idade. Vale ressaltar que apenas as fêmeas são vacinadas.

O médico veterinário do escritório local da SEAB, José Carlos do Amaral Gonçalves, enfatiza que a vacina só pode ser aplicada por um médico veterinário, pois a bactéria pode ser transmitida, por isso deve-se ter muito cuidado ao aplicar para não ter contato.

Após a vacina o animal é marcado do lado esquerdo da cara com um “V” e o número do ano da vacina.

“A brucela é uma bactéria que infecta tanto o animal quanto o ser humano. A infecção acontece sempre por contato direto com animais infectados ou pelo consumo do seu leite e derivados”, alerta Amaral.

Segundo ele, o ser humano em contado com um animal que tenha brucela, pode se tornar infértil, e apresentar os seguintes sintomas: febres, calafrios e suor, sintomas esses que muitas vezes passam percebidos pela pessoa contaminada.

O veterinário lembra também que a SEAB, já esta se preparando para as próximas vacinas que irão acontecer, sendo elas contra febre-aftosa que se inicia em maio e a vacina contra raiva.

Texto e Imagem: Michele Cezar

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: De Segunda a Sexta Feira das 08:00 às 11:30 - 13:00 às 17:30