(45) 3243-1172
Acessibilidade

Cooperativismo

Emater promove capacitação dos diretores das cooperativas de produtores familiares

Sexta-feira, 23 de abril de 2010

Última Modificação: // | Visualizada 1681 vezes


Ouvir matéria

A cidade de Nova Aurora foi palco nesta quinta e sexta-feira, respectivamente os dias 22 e 23, de encontro que serviu para capacitação das diretorias e dos Conselhos Fiscais das Cooperativas de Agricultores Familiares Constituídas no Oeste do Paraná. Na abertura na quinta-feira, além do prefeito de Nova Aurora Pedro Leandro Neto, participaram o vice-prefeito Paulo Rodrigues Bessani, o secretário de Administração e Finanças Wilson Führ, o secretário de Indústria e Comércio Audrey Brustolin, e ainda o engenheiro agrônomo da regional da Emater Renato Jasper, e o engenheiro agrônomo da Emater local José Diperi Gindri.


Além desses, o evento contou com a participação dos diretores da Cooperativa de Agricultores Familiares de Guaraniaçú (COAFASG), e da diretoria Cooperativa de Agricultores Familiares do Oeste do Paraná (COPERAFA).


De acordo com o presidente da Coafasg, Claudio dos Santos, há mais dez anos em atividade através de associações, hoje a Coafasg transformou em cooperativa, fato que facilita principalmente em relação ao mercado.


 Já o presidente da Coperafa, Sidney Simadon Ramos, enaltece o trabalho da Emater que se mostra preocupada em capacitar as lideranças que estão a frente do processo cooperativo que tem se tornado a ferramenta principal para quem atua no sistema familiar.


O engenheiro agrônomo da regional da Emater Renato Jasper, que palestrou durante os dias do evento, foi categórico em dizer que o sistema cooperativo para os pequenos agricultores familiares é a saída eficaz que fomenta a comercialização da produção para quem está dando os primeiros passos, como por exemplo, a Coperafa e a Coafasg, uma vez no sistema organizado o produtor tem mais segurança.


Por sua vez o engenheiro agrônomo da Emater local José Depieri Gindri, disse que existe a preocupação da Emater para que o pequeno produtor possa atuar de forma organizada através de cooperativas, mas acima de tudo está o interesse do produtor, que tem que querer.


Gindri frisa que todo o trabalho e a capacitação dos diretores das referidas cooperativas, foram custeados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

 Galeria de Fotos

 Veja Também