(45) 3243-1172
Acessibilidade

Agroindustrializa??o

Agroindustrialização e Turismo Rural de Nova Aurora é referência para o país

Sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Última Modificação: // | Visualizada 1691 vezes


Ouvir matéria

Na tarde da última quinta-feira, 25, chefes de extensão rural de 23 estados e do Distrito Federal, se reuniram em Nova Aurora, com o representante regional da Emater Paulo Renato Taschetto, engenheiro agrônomo da Emater local José Depiéri Gindri, prefeito de Nova Aurora Pedro Leandro Neto, vice-prefeito Paulo Rodrigues Bessani, secretário de Administração Finanças Wilson Fuhr, secretário de Agricultura, Luiz Cesar Garcia, Presidente da Coperafa Sidney Simadon Ramos, presidente da Feira do Pequeno Produtor Rural Vilson Agostini, dentre outras lideranças e representantes de diversos segmentos ligados à agricultura familiar, como o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Xavier Neto.


O encontro foi realizado na propriedade da família Petry, local onde funciona uma agroindústria e turismo rural, uma vez que o objetivo do grupo de visitantes foi à troca de experiências relacionadas ao setor.


De acordo com Taschetto, que fez uma demonstração aos visitantes sobre o trabalho que é desenvolvido na região Oeste, Nova Aurora foi indicada para a visitação devido a uma gama de fatores que proporcionam rentabilidade, mas acima de tudo organização que vai desde a produção até a comercialização dos produtos.


Segundo ele, tudo o que for agregado através da visita, será levado pelos visitantes aos seus estados de origem, e posteriormente será trabalhado com os produtores familiares de cada estado aqui representado.


Por sua vez o representante da ASBRAER, Associação Brasileira das Extensões Rurais, Valterlucio Bessa, disse que o estado do Paraná foi o escolhido para a busca e troca de experiências sobre a atividade, e Nova Aurora está incluída neste contexto, além de outros municípios, sendo que em cada um dos quatro municípios visitados, uma atividade diferente foi conhecida pelos visitantes.


Segundo ele, o que mais despertou a atenção, foi a organização com que os produtores atuam, onde uma soma de fatores contribuem para o desenvolvimento da atividade, como Emater e município, que oportunizam condições de trabalho às famílias produtoras.

Outro fator que chamou a atenção é o sistema cooperativo através da Coperafa que coordena todo o sistema de comercialização, que é o a chave do negócio.


O prefeito Pedro Leandro Neto, disse que se sente honrado em receber autoridades ligadas a agricultura familiar de todo o país que vem ao município em busca de experiências sobre trabalho que está sendo desenvolvido pelo município juntamente com a Emater, mas acima de tudo com a vontade de produzir do pequeno produtor e produtora rural de Nova Aurora.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também