ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Saúde Preventiva

Números de infestação do mosquito da dengue em Nova Aurora preocupam

Domingo, 30 de janeiro de 2011

Visualizada 1323 vezes


Em virtude dos altos índices de infestação do mosquito da dengue em Nova Aurora, a coordenação de endemias promoveu diversas ações nos últimos dias com intuito de recolher os recipientes que ser vem de criadouros para o mosquito.


  Para tanto foi realizado arrastões de combate á dengue, nas comunidades de Marajó e Palmitópolis, no início do mês, e nesta semana equipes se mobilizaram e realizaram um arrastão em todo o perímetro urbano de Nova Aurora, no qual foram recolhidos mais de três caminhões caçambas de objetos que acumulam água.


Conforme dados colhidos no último levantamento de imóveis realizado no último dia 18 pela equipe de endemias, o município registra 4,68% de infestação de larvas do mosquito Aeds Aegypti, índice considerado alto pelo Ministério da Saúde, uma vez que o tolerável é de menos 1%.


De acordo com a coordenadora de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Rosimary Sabino, os arrastões realizados recentemente têm atendido a expectativa, uma vez que as recolhas realizadas em Marajó e Palmitópolis proporcionaram uma diminuição no número de larvas, principalmente na comunidade de Marajó, onde índice de larvas do Aeds Aegypti chegou a zero, mas o do mosquito Albopictuss, outro mosquito transmissor da dengue chegou 5,88%, na comunidade.


A coordenadora frisa que basta cada morador cuidar corretamente do seu quintal em relação à eliminação dos objetos que servem de criadouros para o mosquito, tendo em vista que se não houver locais onde o mosquito possa se procriar não haverá mosquito, e não havendo mosquito não haverá dengue.


Ela agradece o apoio das equipes nos trabalhos, e aos moradores que limparam seus quintais e deixaram os objetos na calçada, facilitando assim o trabalho das equipes.


Preocupação – tamanha é a preocupação das autoridades e lideranças, bem como da 10ª Regional de Saúde, que na próxima quarta-feira, 02, será realizado encontro para discutir o assunto. A coordenação de endemias do município está mobilizando representantes de diversos segmentos da sociedade novaaurorense para o encontro que será realizado na câmara de vereadores as 9hs00min.


Além de autoridades municipais e lideranças do município na ocasião se farão presentes representantes da 10ª Regional de Saúde, como a DRª, Lilimar Regina Nadolny Mori e Roselene de Oliveira Langer.


Segundo a coordenadora, o objetivo do encontro é o de conscientizar os participantes de que o município corre sério risco de uma possível epidemia, e antes que isso aconteça é preciso que cada um possa mobilizar o segmento do qual representa para ações de combate à dengue, que nada mais é do que eliminar os criadouros.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: De Segunda a Sexta Feira das 08:00 às 11:30 - 13:00 às 17:30