(45) 3243-1172
Acessibilidade

Balan?o

Prefeito faz resumo de 2011 e fala da expectativa para 2012

Sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 1868 vezes


Ouvir matéria

A administração pública de Nova Aurora chega ao final do ano com a certeza do dever cumprido, uma vez que tudo aquilo que esteve ao alcance dos gestores públicos, foi realizado em prol da comunidade.

 


Em entrevista ao Jornal de Fato essa semana o prefeito de Nova Aurora, Pedro Leandro Neto, fez um resumo dos trabalhos realizados pela administração municipal em alguns setores durante o ano de 2011.

 

Ao mesmo tempo em que faz um balanço das ações desenvolvidas esse ano, o prefeito fala da expectativa para 2012.

 


Administrativo
No setor administrativo a seriedade e o cumprimento das obrigações fazem com que o município chegue ao final de mais um ano com saldo positivo. Todas as certidões estão atualizadas, bem como as prestações de contas realizadas. Destaca-se a aprovação de projetos de leis aprovados pelo Poder Legislativo que entre outros permitiu a antecipação da data base para a reposição da perca salarial dos servidores. A realização pela 4ª vez da campanha Cidadão Bom de Nota demonstra a economia do município e gera divisas, uma vez que a cada ano têm aumentado os números, possibilitado mais investimentos públicos. As licitações, as compras, os empenhos, os pagamentos aos fornecedores entre outros, são processos realizados dentro das exigências da Lei e do Tribunal de Contas.

 


Rodoviário
Na história do município nunca se investiu tanto no setor Rodoviário como este ano. Além da aquisição de máquinas e caminhões novos, centenas de KMs de estradas foram recuperadas através de adequações, cascalhamentos, e calçamentos. Ainda neste setor foram recapeados vários metros de vias públicas, bem como melhorias em acessos de aviários, pocilgas, açudes, Agroindústrias e Turismo Rural possibilitando ao produtor rural toda condição para desenvolver um bom trabalho e a diversificação na propriedade.

 


Agricultura
Na agricultura, em parceria com a Emater foram várias as ações, como a construção de novos abastecedouros comunitários, através de recursos próprios de do CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) e CMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente), entrega de patrulhas mecanizadas, equipamentos novos para a feira do Produtor Rural, enfim ações que vem de encontro a qualidade de vida do homem no campo, principalmente no que se refere a Agricultura Familiar através das Agroindústrias e do Turismo Rural, que são as atividades que mais se destacam no município, inclusive com visitações de comitivas de vários municípios do estado e do pais, que buscam Nova Aurora para troca de experiências.

 


Obras
No setor de obras não é diferente. Quem anda pela cidade e até mesmo pelo interior do município, pode observar a quantidade de obras públicas que estão sendo edificadas, bem como através da inciativa privada. Se a quantidade de obras no município já é grande, a partir de janeiro vai aumentar ainda mais com o início da construção do primeiro módulo de 50 moradias populares pelo programa Minha Casa, Minha Vida, sem falar que para 2012, outro módulo com mais 50 moradias serão construídas. Através do governo estadual o município tem convênio assinado com a Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) e Caixa Econômica Federal para a construção de outras 177 unidades habitacionais. Também para 2012 está programado o início da implantação da rede de esgoto e estação de tratamento através da Senepar, que além possibilitar mais saúde à população, vai oportunizar a verticalização urbana que poderá atrair novos investidores ao município.

 


Educação
Já no setor de educação, além de aplicar acima dos índices exigidos por lei, o governo municipal investiu em merenda de qualidade e em quantidade suficiente, bem como investiu em cursos de capacitação aos professores, serventes e aos motoristas que atuam no transporte escolar. Outra preocupação do gestor público é com a segurança dos alunos na hora de ir e vir para escola. Para isso o município dispõe de uma boa frota de ônibus.
Ainda em educação além da atual creche, o município em parceria com o governo federal está construindo a Super Creche com capacidade para abrigar mais de 120 crianças, bem como a escola Pequeno Cidadão, ensino de educação infantil.

 


Saúde
Em Nova Aurora nunca se investiu tanto em saúde como nos últimos anos e este ano foram vários os investimentos. Além de uma moderna ambulância do Samu 192, o município adquiriu duas novas ambulâncias, bem como veículos novos para a Secretaria de Saúde. O município é um dos poucos da região a contar com saúde 24 horas em sistema de plantão à noite e nos finais de semana e feriados. Várias campanhas preventivas foram desenvolvidas durante ao ano, bem como os programas, Hiperdia e Nova Aurora Mais Ativa (implantação de academias ao ar livre na sede e nos distritos), com atividades físicas, acompanhamento e distribuição de medicamentos aos pacientes que fazem uso continuo. Neste setor o governo municipal aplica regularmente acima do índice exigido por lei e esse é um dos principais fatores que faz o município de Nova Aurora ser referência em saúde pública na região.

 


Assistência Social
Na área de Ação Social não é diferente. Além de atender a população mais necessitada com os programas sociais do governo federal, através do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), a administração municipal tem a preocupação de capacitar essas famílias com os cursos próprios e com os cursos em parceria do o Senac. Paralelo a Assistência Social tem a atuação do Provopar que assiste às famílias carentes do município através das campanhas sociais.

 


Cultura e Esporte
No Esporte as ações foram concentradas em incentivos à realização e participação em campeonatos, de futebol, futsal, ciclismo, voleibol, em várias categorias, amadoras e categorias de base. Início da segunda etapa do Centropoliesportivo, e a previsão da revitalização do ginásio de esportes para o ano que vem. Já na Cultura vários eventos foram realizados, bem como melhorais no acervo da biblioteca municipal e a realização da festa dos 44 anos do município entre outras ações.

 


Tecnologia
Em informática o município se destaca em nível de estado, uma vez que em 2011 deu um grande passo rumo as novas tecnologias com a implantação de internet grátis à população através do Programa Nova Aurora Digital que já atende mais de 500 usuários com previsão de expansão inclusive para a área rural em 2012. Outro avanço do setor foi à implantação de mais laboratórios de informática nas escolas através do programa Proinfo.

 


De acordo com o prefeito, Pedro Leandro Neto, ações desenvolvidas em 2011, foi uma continuação de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde o primeiro dia do seu governo.

 

Segundo ele, todos os setores do governo municipal foram atendidos, mas com mais afinco o setor de agricultura, uma vez que esse se destaca na Agroindustrialização e no Turismo Rural através da Agricultura Familiar.

 


O prefeito destaca as parcerias com os governos do estado e federal, que através dos seus representantes tem contribuído com o sucesso da administração municipal.  À parceria com a câmara de vereadores que aprovou e ofereceu condições para que a máquina pública pudesse dar continuidade aos trabalhos, aos servidores públicos que são parte integrante da boa administração. As empresas, ao comércio, aos agentes financeiros e à população que aposta e acredita num governo de seriedade e comprometido com a causa pública.

 


O prefeito agradece a todos os novaaurorenses que ajudam a alavancar o progresso e o desenvolvimento do município e da mesma forma espera contar com o apoio e a compreensão de cada no próximo ano.

 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também