(45) 3243-1172
Acessibilidade

CRAS realizou mobilização em alusão ao dia 18 de maio

Quinta-feira, 22 de maio de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 1909 vezes

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Ouvir matéria

Entre os dias 14 a 17 de maio o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, com apoio Departamento de Assistência Social, CMDCA, Conselho Tutelar, Secretária de Educação, de Esporte, de Saúde e Prefeitura Municipal realizaram mobilização em alusão ao dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

A proposta dessa data é para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

 

Em Nova Aurora as atividades iniciaram com apresentação do Circo Teatro Sem Lona para os estudantes da rede municipal e estadual de ensino, do qual abordou o tema da mobilização. No dia 15 houve entrega de folders e divulgação da campanha, no dia 16 blitz educativa com entrega de folders e adesivação de veículos. O último dia foi de diversão para as crianças na Praça dos Pioneiros, onde foram montados brinquedos e realizadas atividades de caráter lúdico.

 

 

Segundo a psicóloga e coordenadora do CRAS Nadia Sassi, o CRAS reconhecendo seu papel como agente de prevenção e proteção em relação à violação de direitos da criança e adolescente, promoveu este ato de mobilização social e política na perspectiva de avançar no processo de conscientização da população em geral e dos profissionais sobre a gravidade da violência sexual, buscando fornecer informações e criando um espaço de reflexão e questionamentos sobre posturas, tabus, crenças e valores a respeito de relacionamentos e comportamento sexuais.

 

Não pode ser esquecido que a violência sexual contra crianças e adolescentes, além de ser uma violação de direitos, ferem o desenvolvimento saudável da criança e do adolescente, marcando sua vida de forma brutal pela violência, onde os danos psicológicos são extremos.

 

E quando não denunciamos permitimos que este tipo de violência se perpetue e continue sem punição, além disso, a falta de denúncia impede que a criança e o adolescente tenham acompanhamento e atendimento especializado o que faz com que as mesmas não tenham trabalhadas seus traumas emocionais que com certeza marcarão todas as suas relações futuras.

 

Denuncie. Disque 100

Fonte: Assistência Social

 Galeria de Fotos

 Veja Também