(45) 3243-1172
Acessibilidade

Dengue

A Secretaria de Saúde de Nova Aurora recebe

Quinta-feira, 16 de abril de 2015

Última Modificação: // | Visualizada 2970 vezes


Ouvir matéria

A Secretaria de Saúde de Nova Aurora recebeu nesta quarta-feira (15) a confirmação do primeiro caso de dengue contraída dentro do município. De acordo com novas informações foram notificados 30 casos, sendo que 09 ainda aguardam resultados, 02 casos importados, e 01 caso autóctone.

 

Em virtude dos altos índices de infestação do mosquito da dengue em Nova Aurora, o Departamento de Endemias promoveu nos últimos meses diversas ações com intuito de diminuir os índices e orientar a população.

 

Foram realizados trabalhos de arrastão, fumacê, orientações, panfletagem, material educativo e notificações. E ainda existe um Projeto de Lei nº010/2015 que pretende multar quem não se adequar a notificação, visando que o proprietário faça limpeza do lote e/ou quintal.

 

A Secretária de Saúde Silvia Fabiani Manzano Brenzan Schlogl frisa que a Secretaria de Saúde tem tomado todos os cuidados em relação à doença, principalmente com a prevenção, mas acima de tudo está a conscientização dos moradores, que ainda não se deram conta da gravidade do problema, uma vez que tanto o índice do mosquito, como o registro de casos de dengue tem aumentado.

 

Sintomas:

Início súbito com febre intensa, dor de cabeça, dores fortes nos olhos, na musculatura e nas juntas, podendo surgir erupções na pele. As formas mais graves da doença são as formas hemorrágicas que acometem pele, tecidos subcutâneos e trato intestinal podendo levar ao choque e ao óbito.

 

De acordo com a enfermeira responsável Rose Sabino, com apenas o acompanhamento médico pode avaliar se o doente vai desenvolver formas graves da doença, portanto é importante procurar atendimento junto à área de saúde quando se suspeita de dengue; até aquelas pessoas que apresentam apenas um ou outro dos sintomas mencionados, mesmo que sejam leves ou brandos devem fazê-lo.

 

Prevenção:

A prevenção é a única arma contra a doença. A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

 

Rose ressalta que o ciclo do mosquito está mudando, antes se proliferavam apenas em águas limpas, sendo que agora já pode ser encontrados focos em águas sujas. O cuidado deve ser redobrado, uma vez que o índice de infestação é alto em Nova Aurora. “Temos que cuidar para que novos casos não aconteçam”.

Fonte: Secretaria de Saúde

 Galeria de Fotos

 Veja Também