(45) 3243-1172
Acessibilidade

Nova Aurora

Cemitério Municipal recebe melhorias e limpeza para receber visitantes no feriado de Finados

Quarta-feira, 01 de novembro de 2017

Última Modificação: 30/11/2017 08:23:21 | Visualizada 508 vezes


Ouvir matéria

Amanhã (02), o dia será de grande movimentação nas proximidades do Cemitério Municipal de Nova Aurora, devido ao feriado do Dia de Finados. Para receber os visitantes, a Secretaria de Viação e Obras Públicas, da Prefeitura Municipal, organizou o local realizando uma intensa limpeza.

De acordo com o secretário da pasta, Paulo Tagliari, "os últimos dias foram de muito trabalho visando deixar o cemitério limpo para a visitação que ocorrerá nesta quinta-feira", disse. O serviço, no geral, consistiu em limpeza, poda de árvores e pinturas.

A Paróquia São Roque organizou ainda a celebração da missa que ocorre às 18h do feriado no Cemitério Municipal. Ainda haverá celebrações às 7h30 em Palmitópolis; 8h30 na Paróquia São Roque (matriz) e 10h na comunidade de Anta Gorda.

 

Dengue

Com a intenção de prevenir a dengue e motivada pela grande aglomeração de pessoas no feriado de Finados, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe de Combate às Endemias, deu início a uma campanha de conscientização sobre como evitar a proliferação das larvas do mosquito da dengue. “O objetivo é conscientizar a população exatamente sobre a água que fica acumulada nos vasos de flores. Muitas pessoas acabam envolvendo as flores em plásticos e esses plásticos acabam acumulando água, sendo um grande pró criador  do mosquito Aedes”, afirmou o secretário de Saúde, Geninho Valcarengui.

Será colocando na entrada do Cemitério, durante todo o fim de semana, uma faixa de conscientização e dois tambores com areia, para que os visitantes possam estar colocando nos pratos de flores areia para não acumular água.

 

 Dia de Finados

O Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia de Finados, (conhecido ainda como Dia dos Mortos no México), é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro.

Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade de Cluny, Santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12; Jó 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus12,43-46), e se apoia em uma prática de quase dois mil anos.

Fonte: Assessoria de Comunicação

 Galeria de Fotos

 Veja Também