(45) 3243-1172
Acessibilidade

Nova Aurora realiza quarto LIRAa de 2017 e índice preocupa

Quarta-feira, 08 de novembro de 2017

Última Modificação: 08/11/2017 13:47:03 | Visualizada 466 vezes

Região do Clube Campestre é a mais preocupante; nos próximos dias município realiza arrastão na região


Ouvir matéria

O município de Nova Aurora realizou entre mês de outubro, o quarto Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2017, onde aponta o índice em 8,73%  número esse bem acima do índice preconizado pelo Ministério da Saúde que é menos de 1%.

Segundo o Levantamento, a região do Clube Campestre é a mais afetada, com 30,76% de índice. Seguido pela Vila São Roque, com 15% e Centro com 13,20%.

De acordo com o responsável pelo setor, Keity Melry Rech, o índice está alto e requer atenção da comunidade. “Novamente entramos nos meses quentes e chuvosos do ano com índice subindo. Isso faz com que nos alertamos em relação a Dengue”, afirmou. o secretário de Saúde, Geninho Valcarengui, destacou que nos próximos dias,16 e 17, a    equipe de endemias estará realizando um arrastão na região do Clube Campestre e  aproveitou ainda para esclarecer a população, que todos os agentes andam uniformizados e identificados. “A população não precisa ter medo. Nossos funcionários todos tem identificação e ‘batem’ em nossas residências para fazer o serviço de prevenção, além de pendurarem uma bandeirinha, identificando assim a residência que estão”, afirmou o secretário.

 

Dengue: como combater

- Não deixe água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evita sua procriação.

- Deixe sempre bem tampados e lave com bucha e sabão as paredes internas de caixas d'água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros

- Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Coloque areia fina até a borda do pratinho.

- Plantas que possam acumular água devem ser tratadas com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas.

- Não junte vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável etc.) e guarde garrafas vazias de cabeça para baixo.

- Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana, caso precise mantê-los, guarde em local coberto.

- Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechado. Em banheiros pouco usados, dê descarga pelo menos uma vez por semana.

- Retire sempre a água acumulada da bandeja externa da geladeira e lave com água e sabão.

- Sempre que for trocar o garrafão de água mineral, lave bem o suporte no qual a água fica acumulada.

- Mantenha sempre limpo: lagos, cascatas e espelhos d'água decorativos. Crie peixes nesses locais, eles se alimentam das larvas dos mosquitos

- Lave e troque a água dos bebedouros de aves e animais no mínimo uma vez por semana.

- Limpe frequentemente as calhas e a laje das casas, coloque areia nos cacos de vidro no muro que possam acumular água.

- Mantenha a água da piscina sempre tratada com cloro e limpe-a uma vez por semana. Se não for usá-la, evite cobrir com lonas ou plásticos.

- Mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças. Chame a limpeza urbana quando necessário.

- Permita sempre o acesso do agente de controle de zoonoses em sua residência ou estabelecimento comercial.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

 Galeria de Fotos

 Veja Também