(45) 3243-1172
Acessibilidade

Nova Aurora realiza audiência pública para discutir mudanças no transporte escolar e no funcionamento dos Cmeis para 2018

Terça-feira, 14 de novembro de 2017

Última Modificação: 30/11/2017 08:25:03 | Visualizada 561 vezes


Ouvir matéria

A participação foi em massa. Cerca de 600 pessoas estiveram prestigiando ontem, segunda-feira (13) a audiência pública, promovida pela Secretaria de Educação e Cultura de Nova Aurora para discutir as principais alterações e mudanças no transporte escolar e no funcionamento dos Centro de Educação Infantis, CMEIS, para o próximo ano letivo. A audiência aconteceu no Centro Cultural Arlindo Moreira e contou com a presença do prefeito, Pedro Leandro Neto; da promotora de Justiça, Drª Simone Berci Françolin; da secretária de Educação e Cultura, Cinara Manzano; dos vereadores: Ângela Woinaroviski; Ângela Dourado, Roberto Marajó, Lucinéia Adevente e José Carlos Roversi (Catatau); secretários; assessor jurídico. Dr. Marcelo Márcio de Oliveira; diretores, professores e de toda a comunidade civil.

Na oportunidade, o prefeito Pedro fez uso da palavra, falando sobre as obrigações que o município precisa cumprir. "Essas alterações que estaremos realizando são todas amparadas e necessárias devido a leis existentes desde 2013 e que  município precisa cumprir, sob pena de multa e até de perda de recursos. As principais mudanças no transporte escolar de Nova Aurora, se deve ainda a um pedido feito pelo Ministério Público, já que o mesmo averiguou irregularidades, como superlotações em nossos ônibus, trechos curtos, enfim, essas serão algumas das mudanças necessárias nesse momento. Sabemos que toda alteração gera aspectos positivos e negativos, porém, se não fizermos isso, a curto espaço de tempo poderemos ser penalizados severamente", informou o prefeito Pedro.

Na sequência a secretária de Educação, Cinara Manzano, fez uma explanação das leis, bem como as alterações propostas. De acordo com a secretária as principais mudanças no transporte escolar será: Na área rural o transporte passará apenas nas estradas municipais, ficando vedada a entrada em carreadores e estradas vicinais; fica expressamente proibida a entrada de caroneiros; o município ofertará um horário de linha, aquele que a comunidade escolher a partir de reuniões que serão realizadas nas comunidades nos próximos dias; fica expressamente proibido ainda o transporte de crianças menores de três anos, já que os ônibus não são equipados com cinto de três pontos nem cadeirinhas. Já na área urbana serão colocados quatro pontos apenas: Vila Simone, Olívo Bálico, Bairro Industrial e Jd. São Roque. Crianças de CMEIs não serão mais transportadas. Já as mudanças nos CMEIs serão basicamente três: O atendimento se dará de forma parcial (para mães que não trabalham) e integral para mães que trabalham mediante comprovação no dia da matrícula; os Cmeis funcionarão das 7h30 às 11h30 (parcial) e das 13h às 17h (parcial). Já o atendimento integral será ofertado das 7h30 às 18h. E a outra mudança é em relação a idade atendida que será de até 03 anos. As crianças que completar 04 ou 05 anos ao longo do ano letivo 2018 serão matriculadas no pré I e pré II nas escolas e no Cmei Pequeno Cidadão.

Nas próximas semanas a secretaria estará divulgando o calendário de matrículas.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também