(45) 3243-1172
Acessibilidade

ESCOLAS MUNICIPAIS / ESCOLA ESCOLHIDA

Escola Municipal Custódia Colbacho Tragueta - Educação Infantil e Ensino Fundamental

Responsável: Maria de Lurdes da Silva Batista

Endereço: Avenida João Goulart, 40 - Distrito de Palmitópolis

E-mail: escolacct@hotmail.com


Telefone : : (45) 3246-1100



Serie: todas

Turno:

Quantidades de Alunos: 86

 

A Escola Municipal Custódia Colbacho Tragueta foi criada através do Decreto nº 4.383/92 de 03/12/1992 por entender a intenção da Prefeitura Municipal de Nova Aurora que se comprometeu em assumir todos os encargos que antes eram da responsabilidade da Escola Wenceslau Brás.

A  Escola Municipal Custódia Colbacho Tragueta funciona em dualidade com a Escola Wenceslau Brás, o prédio é de propriedade estadual, onde temos o período da tarde disponibilizado para funcionamento da escola Municipal. São de uso do município: a cozinha, banheiros de professores e alunos, sala de professores, 6 salas de aulas, almoxarifado, lavanderia, sala de merenda, uma sala pequena onde funciona a secretaria da escola municipal e sala de leitura, quadra poliesportiva coberta e parque.

Projetos desenvolvidos na escola:

  • Cooperjovem: Alimentação saudável;

 

  • Escola no campo;

 

  • Proerd( Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência).

 

Os pressupostos psicológicos referem-se a constituição de homem de forma biológica, herdada do processo histórico social, cabendo a criança apropriar-se de todo conhecimento que a cultura humana produziu e produz. Essa apropriação ocorre por meio de sua interação social em uma relação concreta e mediada, uma vez que o homem é visto como um produto em desenvolvimento contínuo.    

  

A partir da concepção biológica e as implicações que ocorrem, fundamenta-se a concepção Materialista Histórico e Dialética a partir da concepção sócio histórica. Neste enfoque é importante entender que o sujeito aprende, como ele aprende e quais são as relações existentes entre o ato de aprender e o desenvolvimento das funções psíquicas, assim, para seu pleno desenvolvimento necessita de estabelecer uma relação entre o trabalho e a linguagem no processo de desenvolvimento humano. Na abordagem histórico cultural, a relação entre homem e meio é sempre mediada por produtos culturais humanos, como o instrumento, o signo e o outro. (AMOP, 2015, p.17)

 

 

Na escola, as práticas pedagógicas devem estar apoiadas na compreensão de que todo conhecimento provém da prática social e ela retorna, o conhecimento é um empreendimento coletivo.

Em relação aos pressupostos pedagógico, estes devem enfatizar e priorizar encaminhamentos metodológicos no sentido de definir a operacionalização do processo. Para a questão pedagógica o método é o conjunto de determinados princípios que permitem, filosófica e cientificamente, aprender a realidade para atuar ela, objetivando a emancipação humana. Na metodologia enfatiza o conjunto de meios que possibilitam a operacionalização do processo, portanto, o método e a metodologia irá sustentar os pressupostos pedagógicos.

O estabelecimento de ensino objetiva o Acompanhamento do projeto Político Pedagógico que de maneira coletiva e democrática foi construído e aprovado pelo Conselho Escolar.

 

Núcleo: Núcleo Regional de Assis Chateaubriand

Mantenedora: Prefeitura Municipal de Nova Aurora

Diretora: Silvana de Luca Tiem

Equipe pedagógica: Adriana Cristina dos Santos Cara

Docentes: 6

Docentes de Hora atividade: 5

Estagiárias: 4

Secretária: 1

Serviços Gerais: 3

Cozinheira: 1

Alunos

Educação Infantil: 29

Ensino Fundamental do 1º ao 5 ano: 57

Total de alunos atendidos: 86

 

Anexos

 Fotos das Escolas

Diretora Escolar