ESCOLAS MUNICIPAIS / ESCOLA ESCOLHIDA

Escola Municipal Fernando Esser - Ensino Fundamental

Responsável: Neuzeli Pascoato

Endereço: Rua Brasil, 318

A Escola Municipal Fernando Esser - Ensino Fundamental, funciona em regime de dualidade nas dependências do Colégio Estadual Machado de Assis – Ensino Fundamental, Médio e Profissional, localizado na Rua Brasil, 318, município de Nova Aurora, Oeste do Paraná, região essencialmente agrícola, sem um expressivo desenvolvimento industrial, numa área de 8.428.12 m2, situa-se na região central próximo ao terminal rodoviário. A escola atende hoje 221 alunos. E está dividida em, 13 salas de aula,1 sala de leitura,1 biblioteca,1sala dos professores, uma para a equipe pedagógica,1 secretaria, uma quadra desportiva, uma cozinha, o pátio amplo coberto usado como refeitório, um almoxarifado, uma sala de merenda, quatro banheiros e um parque infantil com vários brinquedos

 

O nome atribuído à escola foi em homenagem a um dos pioneiros de Nova Aurora, Fernando Esser o mesmo era descendente de alemães, nascido em Braço do Norte no Município de Tubarão em Santa Catarina no ano de 1892, Filho de Hugo Esser e Margarida Esser, casado com Gertrudes Boing Esser com quem teve 11 filhos, sendo 04 filhas e 07 filhos, teve dezenas de netos e bisnetos.

 

No ano de 1992 através da Resolução n º 4381/92, o Colégio foi desmembrado em duas escolas distintas, como resultado de municipalização do ensino de 1ª a 4ª séries do 1º Grau e através da Resolução nº. 4380/92 de 21/12/92, o ensino de 1ª a 4ª séries passou a ter a denominação de Escola Municipal Fernando Esser – Ensino Pré-Escolar e de 1º Grau. No ano de 2008, através da resolução 889/08-CEF foi autorizada a implantação do ensino fundamental 1º a 5º ano, por anos.

 

A Escola Municipal Fernando Esser é um espaço público de desenvolvimento sócio-cultural na comunidade na qual está inserida, cujo foco principal é a formação integral do ser humano e a garantia do direito a educação para todos. Dentro desta proposta, a escola tem a família como alicerce imprescindível para uma boa formação do individuo, pois é na família e na comunidade que acontece às relações interpessoais onde irão desmontar as aptidões adquiridas na escola.

 

A partir disto a escola tem como objetivo educar em busca da construção de uma sociedade justa, igualitária, vivenciando valores e conhecimentos socialmente úteis, almejando o desenvolvimento integral do ser humano, sujeitos do contexto social e capazes de transformar o ambiente em que vivem.

 

Para alcançar seus objetivos a escola conta com ajuda de parceiros e com vários projetos, dentre eles, ESCOLA NO CAMPO – parceria com COPACOL E SYNGENTA, PROERD – parceria com COPACOL E POLICIA MILITAR, COOPERJOVEM – parceria com COPACOL, BUSÃO DA IMAGINAÇÃO – parceria com COPACOL.

 

Projetos internos da instituição: SOLETRANDO 4° E 5° ANO, SACOLA LITERÁRIA DO 1° AO 5° ANO, DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA DO 1° AO 5° ANO.

Mantenedora: Prefeitura Municipal de Nova Aurora

Diretora: Profª. Neuzeli Pascoato

Equipe Pedagógica: Profª. Julia Frigatti Vale, Profª Luciane Mara Bertipaglia Visoni de Carvalho e Profª. Luciene Aparecida    Veloso de Oliveira.

Número de docentes: 25

Número de alunos: 221

Número de auxiliar de serviços gerais: 9

 

Número de Estagiárias: 1

 

Telefone Comercial: (45) 3243-1535

 Fotos das Escolas

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: De Segunda a Sexta Feira das 08:00 às 11:30 - 13:00 às 17:30