(45) 3243-1172
Acessibilidade

ESCOLAS MUNICIPAIS / ESCOLA ESCOLHIDA

Pré Escola Municipal Pequeno Cidadão - Educação Infantil

Responsável: Cecília Locks Pereira

Endereço: Rua Manaus, 1000 - Altamiro Matias do Amaral

E-mail: peq.cidadao@hotmail.com


Telefone : : (45) 3243-1995



Serie: todas

Turno:

Quantidades de Alunos: 210

 

A Secretaria Municipal de Educação e Desenvolvimento Humano e a Prefeitura Municipal de Nova Aurora – Estado do Paraná, através de programas e projetos socioeducativos e de integração a família, buscando a corresponsabilidade da sociedade tem a finalidade de manter programas de Educação Infantil, proporcionando o desenvolvimento integral das crianças de quatro a cinco anos de idade, tendo em vista o acesso as condições de cidadania. Para isso, decidiu favorecê-los com o Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Cidadão com espaço de atendimento para crianças de 3 (três) a 5(cinco) anos de idade, na modalidade Educação Infantil. Tomada às providências legais para sua consolidação, a mesma foi concedida a autorização para funcionamento pela resolução número 1244/03 no dia 15/04/03 (quinze de abril de dois mil e três). A instituição é uma entidade sem fins lucrativos, tendo como órgão mantenedor a Prefeitura Municipal de Nova Aurora cadastrada no CNPJ /CEI Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas de nº. 05753120/0001-83.

 

O nome da instituição surgiu de um encontro com coordenadores da Educação Infantil, ocorrido na cidade de Curitiba, onde começaram as discussões sobre as diretrizes dessa etapa da educação. Muito se falou sobre os direitos das crianças, defendendo que essas têm direitos como qualquer pessoa adulta. O slogan desse encontro era: “Um grande cidadão se forma desde pequeno”. Daí o nome “PEQUENO CIDADÃO”.

 

Atualmente a escola conta com 7 salas de aula, sala de vídeo, sala dos professores, banheiros, secretaria, cozinha e espaço externo amplo.

 

Particularidade: Promover o desenvolvimento infantil em sua totalidade, contribuindo para a construção da sua identidade e autonomia, atendendo às necessidades básicas do cuidar e do educar em cada faixa etária, tendo em vista o brincar como direito e linguagem própria da infância.

 

A Filosofia está voltada para o atendimento das necessidades básicas de educação, afeto e socialização, numa ação complementar à educação familiar.

 

  • Objetivos: Proporcionar condições para o desenvolvimento infantil, contribuindo para que a criança construa uma auto-imagem positiva a partir da descoberta de si, do outro e do espaço de convivência;
  • Proporcionar o exercício do brincar, compreendendo como direito, o uso da linguagem própria da infância e como vivencia privilegiada de interação, de lazer e de aprendizagem;
  • Promover a ampliação das experiências e dos conhecimentos infantis, estimulando o interesse da criança pelo processo de transformação da natureza e pela dinâmica da vida social;
  • Valorizar o trabalho cooperativo, a interação, a observação e a experimentação, contribuindo para a formação de identidades autônomas;
  • Atender as necessidades básicas do cuidar e do educar, correspondente a cada faixa etária;
  • Ampliar a reflexão sobre o tempo da infância, redimensionando as intencionalidades da Educação Infantil, estabelecendo diálogo permanente com a família e com as instituições do Ensino Fundamental.

 

Principais Projetos Desenvolvidos: Mala Viajante; Caixa Surpresa; Rua do Recreio; Hora do Recreio, que é o intervalo monitorado.

Mantenedora: Prefeitura Municipal de Nova Aurora

Diretora: Aparecida Pedro Franco Pazzinatto

Equipe Pedagógica: Cecília Locks Pereira, Meriane Esser Marques, Solange Richcik Soares

Secretária: Déborah Aparecida Mendes Richick

Número de docentes: 16

Número de alunos: 210

Número de auxiliar de serviços gerais: 8

Número de estagiárias: 1

Anexos

 Fotos das Escolas

Diretora Escolar