(45) 3243-1172
Acessibilidade

NOSSA CIDADE / Bandeira

Descrição da Bandeira de Nova Aurora

A bandeira do município de nova aurora, de forma retangular com a maior dimensão no sentido horizontal, é desenhada na proporção de 14 módulos de altura por 20 módulos de comprimento. O campo retangular da bandeira é cortado por duas faixas desiguais, havendo na superior (a maior), em azul-celeste, um sol, nascente e radiante, centrado, com 16 raios, dos quais 8 são lanceolados,e 8 flamigeros,alternados,tudo em amarelo-ouro.e, na parte inferior e menor,o campo retangular é todo em cor verde-primavera.


Nota: A proporção desta bandeira idêntica á da bandeira nacional. O sol nascente tem o raio superior lanceolado em pala, e não apresenta traços faciais humanos. O verde-primavera, na faixa inferior da bandeira, simboliza as grandes e verdejantes regiões paranaenses, hoje quase totalmente ocupadas por imensas plantações de soja outras lavouras que sustentam a economia dos municípios ai existentes. O azul-celeste, na faixa superior, representa o característico colorido do céu ao raiar de um novo dia. E o sol, nascente e cintilante, simboliza uma nova aurora e lembra o topônimo dado ao município.

 

Desenho Modular

 

I: ABCD Retângulo da bandeira na proporção de 14 (módulos), por 20 módulos (comprimento).

II: EF-  mediana vertical.

III: GH-  traço do cortado.

IV: O – O centro para o traçado das duas semicircunferências auxiliares, cujos raios (OJ e JI) correspondem a 1/5 da altura da bandeira.

V: Divide-se a semicircuferência maior em 16 partes iguais, empregando-se o processo da  bissetrizes.Ter-se-ão aqui as bases dos 16 raios.

VI: Aproveitado-se as divisões na semicircuferência menor divide-se esta, agora,em 32 partes iguais.ter-se-ão aqui as bases dos 16 raios.

VII: Os raios do sol nascente, alternados, serão reproduzidos conforme o desenho modular da bandeira, que dispensa outras explicações.


Nota: O raio superior d sol (IJ) é lanceolado, e os dois raios laterais, encostados no traço do cortado (também lanceolados), são divididos ao meio. Em bandeira, por serem feitas de pano ou tecido apropriado, o metal ouro é substituído pela cor amarela, e, o metal prata, pela cor branca.