SECRETARIA / Saúde

Secretaria de Saúde, Prevenção e Combate as Drogas


Responsável:  Ana Lúcia Bessani Santana
Telefone:  (45) 98843-0956
Fax:  (45) 3243-1921
Email:  saude@novaaurora.pr.gov.br

 

SECRETARIA DE SAÚDE, PREVENÇÃO E COMBATE AS DROGAS

 

Art. 26. A Secretaria de Saúde, Prevenção e Combate as Drogas é o órgão encarregado em:

 

I - Propor as diretrizes e metas da política da saúde, a serem adotadas pelo município.

 

II – É encarregada das atividades de proteção a saúde da população do município em especial no atendimento básico mediante a adoção de medidas preventivas e de controle eficaz as doenças.

 

III - Fiscalizar as condições de saneamento básico do município.

 

IV - Promover a eficácia dos serviços médicos no atendimento aos desprovidos de recursos financeiros.

 

V - Planejar, organizar e administrar serviços referentes à área de fisioterapia, odontologia, vigilância sanitária, epidemiologia entre outros.

 

VI - Manter entrosamento com órgãos públicos e entidades particulares, visando à cooperação administrativa e o estabelecimento de convênios.

 

VII - Avaliar e reavaliar o estado de saúde dos doentes e acidentados.

 

VIII - Realizar atividades visando obter a participação da comunidade nas campanhas de saúde.

 

IX - Solicitar apoio técnico e financeiro de órgãos estaduais e federais, cuja atuação vise a saúde e o bem-estar da população.

 

X - Promover pesquisas em assuntos de saúde pública, incluindo a bioestatística e a coleta de fatos médicos, sanitários e econômicos, envolvidos nas causas das doenças.

 

XI - Preparar informes, documentos e pareceres em assuntos relacionados à saúde.

 

XII - Implantar o desenvolvimento das políticas sociais que contribuam para melhorar a qualidade de vida da população urbana e rural do município.

 

XIII - Manter entrosamento com órgãos públicos e entidades particulares, visando à cooperação administrativa e o estabelecimento de convênios.

 

XIV - Promover junto à população, campanhas preventivas de saúde e educação sanitária, introduzir a temática de educação para valores, como fator de prevenção para o uso de drogas entre crianças, adolescentes e jovens e evitar o envolvimento com a criminalidade; esclarecer crianças, adolescentes, jovens, pais e educadores quanto aos perigos do uso das drogas.

 

XV -  Alertar que a bebida alcoólica também é uma droga e esclarecer sobre os efeitos físicos e comportamentais, bem como de suas conseqüências.

 

XVI - Divulgar informações que orientem a prevenção e promovam o tratamento de dependentes de substâncias.

 

XVII - Informar sobre os efeitos das principais drogas consumidas por adolescentes e jovens.

 

XVIII - Divulgar quais os fatores de risco relacionados ao consumo de drogas e o envolvimento com a criminalidade.

 

XIX - Mobilizar a secretaria de Assistência Social para ações de prevenção e tratamento de pessoas, principalmente, adolescentes usuários de substâncias psicoativas.

 

XX - Esclarecer sobre os estágios motivacionais para mudança de comportamento.

 

XXI - Esclarecer aos pais e educadores quais são as práticas educativas positivas que representam fator de proteção ao uso de drogas e ao envolvimento com a criminalidade.

 

XXII - Implementar os instrumentos repressivos e cautelares previstos na Lei Antidrogas, visando a punição efetiva dos traficantes e executa outras atividades correlatas e/ou que forem determinadas pelo Chefe do Executivo Municipal.

 

Art. 27. A Secretaria de Saúde, Prevenção e Combate as Drogas é integrada pelos seguintes departamentos imediatamente subordinados ao Secretário:

I

Departamento de Serviços de Saúde

II

Departamento de Vigilância Sanitária

III

 

Departamento de Serviços Administrativos

20/03/2020

Nova Aurora fecha o comércio a partir de sábado (21) por 15 dias

O prefeito de Nova Aurora, Pedro Leandro Neto, assinou na tarde desta quinta-feira (19) decreto 161/2020 que estabelece novas determinações ao enfrentamento do coronavírus (Covid-19), com o objetivo de proteger a população. Para tomar as decisões, uma...

+ Saiba Mais

20/03/2020

Secretaria de Saúde de Nova Aurora estabelece regras para diminuir fluxo de pessoas nas...

A fim de evitar a aglomeração de pessoas nas Unidades Básicas de Saúde e no Pronto Atendimento 24 horas de Nova Aurora, a Secretaria de Saúde estabeleceu regras para garantir maior segurança tanto aos profissionais de saúde quanto aos próprios...

+ Saiba Mais

20/03/2020

Campanha de vacinação contra influenza começa com idosos e profissionais de...

Os idosos e os profissionais de saúde serão os primeiros públicos a serem vacinados pela Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza. A imunização começará na próxima segunda-feira (23) em todo território nacional....

+ Saiba Mais

05/03/2020

Grupo de Gestantes têm primeiro encontro de 2020 dia 19 de março

O município de Nova Aurora, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia no próximo dia 19 de março os encontros do Grupo de Gestantes, que tem como objetivo ser referência no pré natal, com o repasse de informações acerca da...

+ Saiba Mais

19/02/2020

Nova Aurora realiza arrastão de combate à Dengue durante Carnaval

O município de Nova Aurora, em estado de epidemia em relação a Dengue, através do Gabinete Municipal, decidiu agora pela manhã em reunião com secretários e com o jurídico do município, que não fará mais recesso...

+ Saiba Mais

29/01/2020

Nova Aurora confirma 25 casos confirmados de Dengue

O município de Nova Aurora, através da secretaria de Saúde, confirmou na manhã desta quarta-feira (29) o 25º caso confirmado de Dengue, os dados são do último Boletim divulgado pela 10ª Regional na tarde de ontem, terça-feira (28). Ao todo...

+ Saiba Mais
CURRICULUM DO SECRETÁRIO

E-mail:

saude@novaaurora.pr.gov.br

sec.saude@novaaurora.pr.gov.br

PROJETOS DESENVOLVIDOS

Nossos Projetos, Objetivos e...

A atenção básica à saúde é parte integral do sistema de saúde do município de Nova Aurora, é o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema municipal de saúde, levando a...

CONTATO - Secretaria de Saúde, Prevenção e Combate as Drogas

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: De Segunda a Sexta Feira das 08:00 às 11:30 - 13:00 às 17:30