Terça-feira, 19 de maio de 2009
ÚVisualizada: 1630 vezes
Ouvir matéria
Em adesão a data que marca o dia nacional de combate ao abuso e a exploração sexual contra criança e adolescente, 18 de maio, criado a partir do caso Aracelli, uma criança violentada sexualmente e morta por jovens da classe média alta, no ano de 1973, o Centro de Referência da Assistência Social - CRAS de Nova Aurora, juntamente com outros órgãos que tratam esta questão no município, organizaram o I Fórum sobre o tema.
O evento foi realizado no Centro Cultural, e contou com a presença do prefeito Pedro Leandro Neto, que participou da abertura, e ainda com a participação de representantes de diversas entidades ligadas ao assunto no município, como o Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, dentre outras.
O fórum foi marcado pela palestra ministrada pela psicóloga, Ellen Lucia Borsato Pires que há 12 anos atua no Programa Sentinela. Após a palestra o evento debateu o tema em questão, que é um problema de toda a sociedade, e não pode ficar impune, já que a maioria dos agressores são pessoas próximas a vitimas.
A palestrante abordou o artigo 227, que diz, “é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.”
Ellen elogiou a participação do prefeito no evento. Segundo ela a participação do chefe maior do município mostra a preocupação do poder público com o assunto, que tem tomado a cada dia grandes proporções.
Em seu discurso, o prefeito Pedro Leandro Neto, falou que o abuso e a exploração sexual contra a criança e adolescente está a nossa volta, e lembrou que uma das alternativas para combater este mal, é a união de forças de toda a sociedade, mas acima de tudo isso, está à palavra de Deus.
“Se nossas atitudes fossem tomadas da forma em que Deus nos ensinou. Sua imagem e semelhança, e se amassemos o próximo como Deus nos amou, não precisaríamos estar trabalhando com tamanha preocupação sobre o tema”, enfatiza o prefeito.
I FÓRUM MUNICIPAL DE COMBATE A EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Festnova 2025 celebra os talentos locais e abre caminho para o FERMOP
Nova Aurora realiza 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
Copacol: 17 anos transformando vidas com a unidade industrial de peixe em Nova Aurora