Quarta-feira, 03 de junho de 2009
ÚVisualizada: 1509 vezes
Ouvir matéria
Desde o ano de 2005, o Programa Paraná Alfabetizado, que é uma extensão do Programa Brasil Alfabetizado do governo federal, alfabetiza pessoas que nunca tiveram a oportunidade de estudar, ou mesmo que não quiseram estudar em tempo real.
Ao longo dos últimos quatro anos o programa alfabetizou mais de 400 pessoas, e atualmente atende 128 pessoas, nas escolas das comunidades de Marajó, Palmital, Universo, e dos bairros, Coração de Jesus, Jardim São Roque Argemiro Esser Eugênio Mezzon.
De acordo com a coordenadora do programa no município, professora Zélia Debiazi, que há cinco anos trabalha com o programa em Nova Aurora faz um alerta as pessoas analfabetas para que não percam esta oportunidade de pelo menos aprender a assinar o próprio nome, até porque em alguns casos as pessoas não sabem assinar o nome.
A coordenadora, enfatiza o empenho dos professores que trabalham com esses alunos, tendo em vista que no Conjunto Argemiro Esser a professora Marlene, leciona em uma sala de sua própria casa.
Segundo ela existem pessoas de várias características, onde algumas sabem escrever mas não sabem ler, outras que sabem ler , mas não escrevem, pessoas que nunca estudam na vida por falta de oportunidade, já outras que tiveram a oportunidade de estudar, mas tiveram interesse, e agora estão interessadas em aprender a escrever e ler pelo menos o nome.
Regularização de terrenos garante segurança e dignidade a mais famílias em Palmitópolis
Nova Aurora vence a primeira partida das oitavas de final da Copa AMOP de Futsal Feminino
Nova Aurora realiza a 16ª Conferência Municipal de Assistência Social