(45) 3243-1172
Acessibilidade

Sa?de

Exames confirmam casos de gripe A (H1N1) em Nova Aurora

Sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Última Modificação: // | Visualizada 1595 vezes


Ouvir matéria

Das seis amostras coletadas, e enviadas ao laboratório central do estado, a secretaria de saúde de Nova Aurora recebeu na segunda-feira (17), o resultado de duas amostras que deram positivas.


Já na tarde de quinta-feira (20), foram confirmados mais dois casos de gripe A no município, totalizando quatro casos confirmados da doença. As amostras foram coletadas ainda no mês de julho. A secretaria de saúde ainda está aguardando para a próxima semana, o resultado de outras duas amostras.


De acordo com a secretária de Saúde Luciana Tagliari, dos quatro casos confirmados, três já foram tratados, receberam alta hospitalar e já estão em suas respectivas atividades, apenas um continua em tratamento.


Segundo Tagliari, além dos casos confirmados, existem os casos comunicantes, que são as pessoas que tiveram contato direto, principalmente os familiares.


A secretária frisa que, tanto o Ministério da Saúde, como a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), adotaram novas formas de tratamento da gripe A. Ao apresentar os sintomas, o paciente já recebe a medicação especifica para a doença, sem precisar fazer o exame.


“Toda, e qualquer suspeita de gripe A, o paciente já recebe de imediato a medicação especifica, até porque o resultado do exame demora um certo tempo, e enquanto isso já se aplica a medicação. Portanto não se faz mais exame para detectar a gripe A”, explica a secretária.


Ela faz uma alerta à população para que evite aglomerações, e ao perceber sintomas como, febre alta, dor de cabeça, falta de ar, dor de garganta, enfim qualquer sintoma que caracterize a gripe A, procure uma unidade de Saúde.


Números da gripe A no município:
No total são 27 casos notificados (suspeitos). Desses, quatro casos foram confirmados, quatro são comunicantes (pessoas que tiveram contato direto, principalmente familiares), dois aguardam resultados, nove estão em tratamento e 18 já receberam alta.

 Galeria de Fotos

 Veja Também