ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Imunização

Sábado dia 30 é o dia "D” da vacina contra o vírus da gripe

Sexta-feira, 29 de abril de 2011

Visualizada 1555 vezes


A população com idade acima dos 60 anos, gestantes de todas as fases de gestação, e crianças com idade de seis a 23 meses, tem o dia de hoje como dia específico, ou seja, o dia “D”, para receber a dose da vacina contra a gripe.

Das 8hs00min as 17hs00min, a vacina está sendo aplicada nas pessoas, no Centro de Saúde, na sede e nos mini-postos de Marajó e Palmitópolis. Além desses, a vacina contempla também os profissionais que atuam no setor de saúde.

A campanha deste ano está sendo contemplada com a vacina que imuniza a pessoa contra três tipos de vírus, ou seja, gripe comum, ou gripe sazonal, gripe H1N1, gripe suína e gripe H3N2. Assim como em todo o Brasil a campanha teve início em Nova Aurora na segunda-feira, 25.


De acordo com a enfermeira responsável pelo setor vacina da secretaria de Saúde de Nova Aurora, Lislaine Locks, durante a semana cerca de 30% das pessoas aptas a receber a dose da vacina foram imunizadas, mas hoje durante todo o dia as equipes estão à disposição para aplicar a vacina, e assim espera-se que incluindo os que forem vacinados hoje dia “D”, da campanha, e os que receberam a dose durante a semana, a imunização atinja 70% do grupo de pessoas que têm direito a serem vacinadas contra a gripe.


Lislaine pede aos país para que se atentem ao levar as crianças para serem vacinadas, uma vez que essas devem receber uma segunda dose 30 dias após a primeira.


“A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde este ano, é a mesma que foi disponibilizada na rede privada no ano passado, e tem efeito trivalente, que combate três tipos de vírus. O Ministério da Saúde trabalha  com o propósito de fazer com que os três vírus que mais causaram gripe nas pessoas o ano passado sejam combatidos pela vacina este ano”, explica a enfermeira.


Ela recomenda a população que tem direito a receber a vacina para que não percam a oportunidade de se imunizarem contra o vírus da gripe, até porque, além de não custar nada, a vacina evita outras complicações decorrentes da gripe como a pneumonia, por exemplo.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: De Segunda a Sexta Feira das 08:00 às 11:30 - 13:00 às 17:30