ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Energia eletreica

Empresas estudam viabilidade para construção de Usina Hidrelétrica em Nova Aurora

Sexta-feira, 05 de agosto de 2011

Visualizada 2103 vezes


Duas empresas de Curitiba iniciaram ainda no ano passado estudo e levantamento da viabilidade econômica e ambiental para construção de duas usinas Hidrelétricas, sendo um no território novaauroense e outra em Apertados em Formosa do Oeste, a qual também poderá afetar algumas propriedades em Nova Aurora.

 

Na tarde de quinta-feira, 04, os responsáveis pelas referidas empresas se reuniram com o prefeito de Nova Aurora, Pedro Leandro Neto, para fazer uma explanação do trabalho de campo que está sendo realizado por ambas as empresas. Todo o levantamento até agora realizado foi mostrado através de imagens, como números, projetos, mapas, enfim todo o levantamento feito em relação à viabilidade econômica e impacto ambiental.

 


Segundo os representantes das empresas, está sendo realizado apenas estudo de viabilidade, mas isso não quer dizer que as referidas Hidrelétricas serão construídas, o estudo que está sendo realizado é apenas uma das várias etapas a serem percorridas, uma vez que a decisão final é da Agencia Nacional de Energia elétrica (Aneel).

 


A apresentação do projeto ao município foi feita pelo engenheiro civil, Antonio Sergio Guerra Gabino da empresa Brenanand Energia e  pelo representante da empresa Soma Soluções em Meio Ambiente, Milton Ferreira. Segundo ele, esse é um estudo público.

 


No momento o levantamento está concentrado próximo ao local onde existia o extinto Porto 4, próximo à comunidade Santa Inês, local onde existe a possibilidade de ser construída a Usina.

 

Veja abaixo alguns dos dados apresentados:


CURSO D’ÁGUA: rio Piquiri, a 189 km da foz no rio Paraná.
 MUNICÍPIOS ATINGIDOS:
   - Margem Esquerda – Nova Aurora, Corbélia, Anahy, Iguatu,
     Braganey, Campo Bonito e Guaraniaçu;
   - Margem Direita – Ubiratã e Campina da Lagoa.
 Potência instalada – 115,0 mw (3 turbinas).
 Nível normal do reservatório – 319,0 m.
 Altura da barragem – 40,0 m.
 Área do reservatório – 53,85 km2  (5.385 hectares).
 Área da calha do rio – 18,00 km2  (1.800 hectares).
 Área de alague – 35,85 km2  (3.585 hectares).
 Comprimento do reservatório – 88,0 km

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: De Segunda a Sexta Feira das 08:00 às 11:30 - 13:00 às 17:30