ÚLTIMAS NOTÍCIAS / AGRONEGÓCIO

Produtores de Nova Aurora apostam na diversificação e garantem maior estabilidade económica no campo

Quarta-feira, 07 de março de 2012

Visualizada 1712 vezes


A diversificação da propriedade é a palavra chave para o sucesso de muitos produtores rurais de Nova Aurora. O incentivo a produção e a comercialização dos produtos oriundos do campo é uma das apostas da administração municipal, que através de técnicos especializados busca orientar os agricultores para que os mesmos possam melhorar sua renda familiar e ainda ter mais qualidade de vida.

 

Desde 2006 a prefeitura municipal em parceria com a Emater tem investido no fortalecimento das agroindústrias e também no turismo rural do município. O resultado são produtores satisfeitos e a formação de um roteiro de turismo Rural que é destaque em todo o estado. O município é o único no oeste incluso no Mapa de Turismo Regional do Paraná.

 

Para o prefeito Pedro Leandro Neto organizar a questão das agroindústrias do município foi um desafio. “Para a formação dessas agroindústrias nós fizemos um levantamento de mercado e descobrimos um setor em crescimento com espaço para quem quisesse investir e diversificar sua propriedade rural. Desta forma, através da Emater nós disponibilizamos um técnico do município que pode prestar orientação aos produtores”.

 

Além da orientação técnica, o município também criou a legislação necessária para dar andamento às agroindústrias locais. Outro investimento fundamental para o crescimento das agroindústrias, foi a adequação de estradas e em alguns casos o calçamento poliédrico das principais estradas rurais do município, o que garante ao agricultor o escoamento de toda a sua produção.

 

O vice prefeito Paulo Rodrigues Bessani afirma que a administração sempre buscou dar apoio aos agricultores do município. “Nós sabemos a importância da diversificação da propriedade na agricultura familiar e desta forma buscamos dar condições para que esses agricultores possam se manter na propriedade”.

 

A família Petry, conhece bem a força das agroindústrias do município. O casal Carlos e Ângela apostaram na produção de congelados e hoje chegaram a arrendar para terceiros o terreno que antes era a principal fonte de renda família se dedicando apenas a agroindústria e ao restaurante rural que o casal possui.

 

Segunda Angela Petry o sucesso da agroindústria veio em 2007, quando recebeu a certificação de qualidade necessária para que a produção pudesse ser revendida através do programa Compra Direta. “Com o apoio da administração, do Técnico Jamil e da Emater nós conseguimos comercializar nossa produção nas escolas municipais e estaduais e assim alavancar nossas vendas”, disse.

 

O Tecnico agropecuário do município que presta atendimento aos produtores rurais através da Emater, João Jamil, ressaltou  que através da parceria entre prefeitura,  Emater e agricultores foi possível implantar este roteiro de turismo rural com a participação de 15 propriedades. O técnico ressaltou ainda que os visitantes que querem conhecer as agroindustriais e o roteiro de Turismo Rural do município podem entrar em contato com a Emater, prefeitura ou Cooperafa.

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: De Segunda a Sexta Feira das 08:00 às 11:30 - 13:00 às 17:30