ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Prevenção

Secretaria Municipal de Saúde inicia vacinação contra a gripe

Quinta-feira, 24 de abril de 2014

Visualizada 1790 vezes


A campanha de vacinação estava prevista para o dia 22 de abril, porém houve um atraso na entrega das doses e a vacinação iniciou no dia 23 e prossegue até o dia 09 de maio. A secretaria municipal de saúde de Nova Aurora pretende vacinar 3.698 pessoas.

 

O grupo prioritário inclui gestantes, mulheres até 45 dias depois do parto, idosos com mais de 60 anos, pessoas com doenças crônicas, indígenas, profissionais da saúde e crianças de seis meses até menores de cinco anos.

 

O “Dia D” de mobilização contra a influenza acontece no dia 26 de abril, para isso todas as unidades de saúde estarão abertas das 8 às 17 horas. Exceto na comunidade de Palmital que será apenas no horário da manhã.

 

A vacina protege contra três tipos de vírus influenza: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e influenza B, pelo período de um ano.

 

De acordo com a auxiliar de enfermagem do setor de vacinação Vanda Elisia de Souza Alegra, “A vacina é composta por vírus mortos, sendo assim ela não desenvolve gripe, mas se o vírus estiver encubado no corpo a pessoa pode ficar gripada”.

 

Ela é contraindicada apenas para pessoas com história de reação anafilática prévia a doses anteriores, alergia grave ao ovo de galinha e seus derivados. A vacina pode manifestar ainda dor no local da injeção, eritema, febre, mal-estar e mialgia.

 

Segundo a secretaria municipal de saúde, para vacinar é preciso levar a carteira de vacinação, documento de identidade e carteira de gestante. Já as mulheres que tiveram crianças nos últimos 45 dias, precisam levar o cartão de gestante ou a certidão de nascimento da criança. Pessoas com doenças crônicas devem levar receita médica.

 

Se você conhece alguém ou se você faz parte do público alvo desta campanha, procure uma unidade de saúde e vacine-se contra a influenza, a vacina não é prejudicial e te protege da gripe.

Fonte: Setor de Vacinas

Secretaria Municipal de Saúde inicia vacinação contra a gripe Credito: Assessoria de Imprensa Secretaria Municipal de Saúde inicia vacinação contra a gripe Secretaria Municipal de Saúde inicia vacinação contra a gripe

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: De Segunda a Sexta Feira das 08:00 às 11:30 - 13:00 às 17:30