(45) 3243-1172
Acessibilidade

Turismo Rural

Realizada a 1? Caminhada Internacional na Natureza em Nova Aurora

Segunda-feira, 04 de agosto de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 2878 vezes

A Caminhada na Natureza não é um esporte competitivo, e sim um passeio turístico de contemplação do ambiente natural e rural, e ainda contribui com o desenvolvimento do turismo local e das agroindústrias.


Ouvir matéria

Com o objetivo de estimular o turismo rural e proporcionar momentos junto à natureza, aconteceu no domingo (03), a 1ª Caminhada Internacional na Natureza em Nova Aurora, circuito Rota das Agroindústrias. Aproximadamente 400 participiram da caminhada, pessoas de todas as idades sendo do município e da região.

 

A Caminhada foi realizada pela Prefeitura Municipal, Emater, Comtur e contou com o apoio da Copacol e de outras entidades que deram sua contribuição para que esse evento pudesse ser realizado.

 

O início do evento foi no Salão Paroquial São Roque onde foram realizadas as inscrições, servido o café da manhã e feito alongamento com todos os participantes. Logo após começou a caminhada sentido ao Alto Iguaçuzinho em um percurso de 12,5Km distribuídos em 6 pontos de parada. Ao final da caminhada os participantes foram encaminhados à comunidade Alto Alegre onde foi servido almoço típico rural.

 

Com muito verde e belas paisagens os participantes passaram por agroindústrias familiares, rios, cachoeiras, passarelas em rios, puderam ver muita agricultura, piscicultura e natureza para ser admirada.

 

Segundo o Secretário de Turismo Algenir Bastos (Nico), a 1ª Caminhada na Natureza em Nova Aurora teve o propósito de divulgar e contribuir com o turismo rural local e a rota das Agroindústrias. E trazer a população do município e da região para conhecer o potencial e a forma que é desenvolvida a agricultura familiar.

 

Para que a caminhada desse certo, equipes trabalharam para auxiliar os caminhantes no decorrer do percurso. Nos pontos de parada puderam abastecer as garrafas de água, ir ao banheiro, descansar e comer uma fruta para repor as energias. Além de enfermeiros se acaso alguém passasse mal.

 

Caminhar só faz bem a saúde, e participar desse evento os participantes puderam fazer novas amizades, ver belezas naturais e conhecer as agroindústrias. A expectativa é que ano que vem seja feita a 2ª Caminhada e que ela torne-se um evento anual no município.

 

“Entendemos que a caminhada só tem sentido quando promovemos o turismo rural, e Nova Aurora é rica nesse sentido, essa caminhada só veio acrescentar e mostrar as riquezas do nosso município. Obrigado a todos que prestigiaram mais esse evento”, ressaltou o prefeito Municipal José Aparecido de Paula e Souza “Pecinha”.

 

Arthur de cinco anos da cidade de Candói no Paraná participa desde 2012 de caminhada na natureza, “Já fui a algumas caminhadas na companhia do meu pai e da minha mãe, pra mim essa foi à melhor, gostei muito”.

 

De acordo com o Vigário da Paróquia São Roque José Roberto Garcia, a caminhada foi muito interessante e também educativa, pois é importante criar a consciência de proteger o meio ambiente. A caminhada promoveu as agroindústrias do nosso município, e também foi uma forma de convivência social e cultural, eventos assim devem ser sempre promovidos.

 Veja Também