(45) 3243-1172
Acessibilidade

Secretaria de Saúde realiza ações do Novembro Azul

Quarta-feira, 06 de novembro de 2019

Última Modificação: 06/11/2019 09:24:30 | Visualizada 300 vezes


Ouvir matéria

 

Da Assessoria

O município de Nova Aurora, através da secretaria de Saúde realiza nesse mês de novembro ações em alusão ao “Novembro Azul”, mês de conscientização em relação ao câncer de próstata.

Para marcar a campanha nesta quinta-feira (07) haverá uma palestra sobre a prevenção ao câncer de próstata com o diretor do Uopeccan, Wilson Riedlinger, às 19h30 no Centro Cultural. “Convidamos toda a comunidade para estar participando dessa importante palestra de prevenção, em especial, convidamos todos os homens que na oportunidade poderão estar realizando o agendamento do PSA, que será realizado no sábado, dia 09, no posto central em Nova Aurora”, destacou a secretária de Saúde, Gláucia Lorenzi Vizoni. A palestra de quinta-feira (07) é gratuita e aberta a todos.

 

Dia “D” - PSA

Antes de realizar a coleta do sangue para o exame de PSA é necessário seguir algumas recomendações. Por tanto, quem for realizar o exame no sábado (09) é indispensável essas recomendações: estar em jejum mínimo de três horas antes da coleta do material; não ter ejaculado nas últimas 48 horas; não andar de motocicleta nos dois dias que antecedem o teste; não deve fazer exercício de bicicleta (ergométrica ou não) por dois dias; não andar a cavalo dois dias antes do teste e evitar uso de supositório três dias antes da coleta do sangue.

Além do PSA serão realizados ainda no sábado: testes rápidos para detecção de HIV, Sifilis, Hepatites B e C, atendimento da sala de vacina para atualização de carteirinha de vacina, orientação da equipe de odonto, orientações/exposição da endemias e realização de glicemia capilar.  O Dia “D” acontece das 8h às 17h.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também