(45) 3243-1172
Acessibilidade

Nova Aurora capacita famílias para o programa "Família Acolhedora"

Quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Última Modificação: 25/11/2019 12:37:17 | Visualizada 636 vezes


Ouvir matéria

A equipe técnica da secretaria de Assistência Social de Nova Aurora que responde no município pelo programa “Família Acolhedora”, Silvana Ribeiro (assistente social), Andresa Padovezzi (psicóloga) e Tânia Pimentel (pedagoga) realizaram nesta terça-feira (19) uma capacitação com duas famílias nova-aurorenses que se inscreveram no programa de acolhimento familiar.

“O Serviço Família Acolhedora é uma modalidade de acolhimento que oportuniza crianças e adolescentes que estão em medida protetiva à terem uma convivência familiar que possibilita a construção de laços afetivos e amplia as redes de relações consideradas importantes ao ser humano”, destacou a pedagoga do programa, Tânia Pimentel. Ainda, segundo ela, cabe a família acolhedora a responsabilidade em cuidar da criança ou do adolescente até que eles retornem à sua família de origem ou sejam encaminhados para adoção.

Também conhecida como “guarda subsidiada”, a modalidade de família acolhedora permite que as famílias recebam em suas casas, crianças e adolescentes afastados do convívio de família biológica. A família selecionada acolherá a criança ou adolescente por um período até que a família de origem esteja apta a cumprir novamente sua função de cuidado e proteção. O acompanhamento é realizado pela equipe.

 

Quais são os requisitos para se tornar uma Família Acolhedora?

Para se tornar uma Família Acolhedora é preciso realizar um cadastro na secretaria de Assistência Social e na sequência haverá uma avaliação e capacitação para o recebimento da criança/adolescente em casa, além disso, é preciso ser maior de vinte e um anos de idade, ser residente do município de Nova Aurora há mais de dois anos, ter disponibilidade de acomodação, estar em boas condições de saúde física e mental e não possuir antecedentes criminais. Mais informações podem ser obtidas ainda através do telefone (45) 3243 2068. 

 Galeria de Fotos

 Veja Também