ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Nova Aurora realiza intensificação nas Fiscalizações em locais com aglomerações de pessoas

Terça-feira, 09 de junho de 2020

Visualizada 51 vezes


Após a portaria, com a nomeação de 13 servidores públicos para designar fiscalização e cumprimento dos Decretos Municipais, mais de 60 estabelecimentos comerciais já foram visitados e receberam orientações. “Não temos a intenção de punir ninguém, muito pelo contrário, nosso trabalho nesse primeiro momento é de orientação. Precisamos muito da ajuda da comunidade em relação a acatar e seguir às orientações. A equipe de Fiscalização, que iniciou na última sexta-feira (05) trabalhou muito durante todo o fim de semana. Queremos lembrar a comunidade que estamos nas piores semanas de contágio ao Covid-19, segundo projeções da 10ª Regional de Saúde, por isso, é muito importante, que as pessoas sigam à risca todas às recomendações, evitem se aglomeram, usem máscaras e façam constantemente a lavagem das mãos ou o uso do álcool em gel”, destacou a secretária de Saúde, Lislaine Locks Alves.

Durante a Fiscalização, que no primeiro momento orientou bares, postos de combustíveis e lojas de conveniência foi observado que: 62,9% dos estabelecimentos visitados exigiam o uso de máscaras para e entrar, enquanto 37,1% não tinham nem um cartaz/panfleto ou orientação sobre o uso; 96,2% do total de visitados disponibiliza álcool 70 em gel na entrada e apenas 81,48% do total disponibiliza álcool 70 em gel para funcionários/empregados. Já em relação a organização de filas, do total de estabelecimentos visitados, apenas 44,44% tinha alguém orientando ou com adesivos e marcações de filas. Outro dado observado durante as visitas de orientação foi em relação a restrição da taxa de ocupação em relação a dimensão do estabelecimento, onde apenas 55,55% estavam de acordo com o Decreto Municipal. Em relação a higienização periódica do ambiente (piso e mobiliário) 70,37% estavam seguindo as determinações e orientações. Em relação às medidas de ventilação, do total de visitados apenas 88,88% estão seguindo as orientações. O que mais tem chamado a atenção é a baixa adesão quanto a afixação de orientações quanto ao uso de máscaras em local visível, apenas 48,14% estão dentro da determinação. Outro item observado foi em relação a obediência ao horário estabelecido para funcionamento, de acordo com a atividade, onde apenas 81,48% estavam corretos.

Na segunda-feira, ontem (08), foram visitados mercados e mercearias e tabulou-se os seguintes dados: 94,12 fazem a exigência do uso de máscaras na entrada de cada estabelecimento; 100% disponibilizam álcool 70 em gel na entrada e 100% também disponibilizam álcool em gel para funcionários dos estabelecimentos. Em relação à organização de filas, apenas 70,59% tem alguma marcação e/ou algum funcionário orientando e em relação a taxa de ocupação de acordo com a dimensão do estabelecimento apenas 76,48% estavam de acordo com o Decreto Municipal. Já em relação a higienização periódica do ambiente, 94,17% estavam certos e 82,36% seguem medidas de ventilação. Já em relação ao horário de estabelecimento 82,36% estão seguindo às determinações.

Hoje, terça-feira (09) outros estabelecimentos comerciais receberão a visita dos fiscais que observam na sua grande maioria esses nove itens. Para ter acesso aos Decretos Municipais sobre as orientações, os mesmos estão no site oficial do município e podem ser procurados pelos seus números. Os Decretos Municipais que trazem medidas de enfrentamento ao Covid-19 são: 152,160, 161, 178, 179, 184, 234, 257, 273/2020.

Área de anexos

 

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: De Segunda a Sexta Feira das 08:00 às 11:30 - 13:00 às 17:30