(45) 3243-1122
Acessibilidade

Agricultura

Vacinação contra a febre aftosa começa segunda-feira

Quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Última Modificação: // | Visualizada 1863 vezes


Ouvir matéria

A partir da próxima segunda-feira, 01, inicia em todo o estado do Paraná a campanha de vacinação contra a febre aftosa.


Todo o rebanho de bovinos e bubalinos deverá ser vacinado. A campanha segue até o dia 30 de novembro. A vacina deve ser adquirida em todas as casas veterinárias.


De acordo com dados cadastrais da Defesa Sanitária Animal (DAS), de Nova Aurora, que congrega os municípios de Cafelândia e Anahy, em Nova Aurora são 471 propriedades, com 12786 cabeças a serem vacinadas. Já em Anahy, são 154 propriedades com 5.361 cabeças e Cafelândia, 252 propriedades com 4.862 animais que deverão receber a vacina.


De acordo com o médico veterinário da DSA local, José Carlos Amaral Gonçalves, a campanha já é tradicional, e todas as recomendações para aplicação da vacina no animal devem ser cumpridas.


Segundo ele, a dose a ser aplicada deve ser de apenas cinco ml, subcutêna, ou seja, em baixo da pele. Outra preocupação do criador deve ter é em relação ao armazenamento da vacina, que deve obedecer às normas de resfriamento para não perder o efeito.


“Por ser uma vacina obrigatória, o produtor que não vacinar seu rebanho estará sujeito a multa que ultrapassa o valor de R$ 91,00 por cabeça, uma vez que será feita uma fiscalização para saber se o produtor aplicou ou deixou de aplicar a vacina”, explica o veterinário.


Amaral frisa que se o produtor encontrar dificuldades em vacinar seu rebanho, a DSA faz a vacinação assistida, e da mesma forma em propriedades de risco, com acompanhamento do produtor. O veterinário lembra que a vacina dever ser aplicada somente nos bovinos e bubalinos, de preferência no horário da manhã e tarde, uma vez que nesse período o animal está menos stressado.

 Galeria de Anexos

 Anexo

 Galeria de Fotos

 Veja Também